Tem um carro? Eis três pontos importantes sobre o IUC
Atente a estes três pontos importantes aos quais a Autoridade Tributária deu destaque nas suas redes sociais sobre o IUC.
Proprietários de veículos automóveis devem pagar o IUC anualmente
Se é proprietário de um carro, saiba que terá de pagar o Imposto Único de Circulação - IUC. É uma obrigação fiscal devida por pessoas singulares ou coletivas que detenham um veículo.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) realçou, na rede social Facebook, três pontos importantes e que deve saber face a este imposto.
Estas são as três informações que deve ter em conta quanto ao IUC:
- É de periodicidade anual;
- Vence-se na data da matrícula e respetivos aniversários, independentemente do uso ou fruição;
- É exigível até ao cancelamento da matrícula.
Além disso, e de acordo com o portal ePortugal, “no primeiro ano da matrícula, incluindo veículos importados, o IUC deve ser pago até 30 dias após o termo do prazo legal para o registo do veículo”.
"Se comprou o veículo em primeira mão num concessionário automóvel, o pagamento é feito no momento da compra. Nos restantes casos, o IUC deve ser pago durante o mês da matrícula do veículo, até que deixe ser o proprietário ou até ao cancelamento da matrícula. No caso dos barcos de recreio e aeronaves, o IUC deve ser pago em janeiro", pode ler-se ainda na explicação deste imposto.
Saiba melhor o que é, quando se paga e o que muda em 2024 no IUC, aqui.
Precisa de uma folga no orçamento para fazer face a este ou outros impostos? Caso tenha créditos ou seguros contratados, os intermediários de crédito e mediadores de seguro do Poupança no Minuto podem encontrar soluções financeiras que baixem as prestações mensais que paga por estes produtos!
Através da renegociação das condições atuais dos seus contratos, da transferência dos mesmos para novas instituições ou da consolidação de vários créditos num só, é possível diminuir o valor que paga pelos seus contratos. Contacte-nos e garanta um serviço de mediação gratuito, para poupar tempo e dinheiro!