Taxa de poupança em Portugal foi a que mais cresceu no 1.º trimestre
A poupança das famílias portuguesas no 1.º trimestre cresceu mais que a das famílias da zona euro e União Europeia. Saiba os números abaixo.
Poupança dos portugueses cresceu mais que a dos restantes europeus no 1.º trimestre
A taxa de poupança das famílias portuguesas foi a que mais cresceu no 1.º trimestre entre a zona euro e a União Europeia (UE), com 5,1 pontos percentuais (pp).
De acordo com o Eurostat, e pelo que se pode ler no Notícias ao Minuto, a taxa de poupança dos portugueses registou assim o maior crescimento entre os Estados-membros, sendo que, no geral, o aumento da taxa de poupança nesta zona foi de 1,4 pp.
Por outro lado, a taxa de investimento das famílias diminuiu 0,1 pp no geral e 0,3 pp em Portugal – tendo o país registado a segunda maior queda (-0,5 pp) comparando com o trimestre anterior.
Além disso, “entre os Estados-membros, a taxa de poupança das famílias teve o maior crescimento em Portugal (5,1 pp), seguindo-se a Itália (2,6 pp) e a Espanha (1,2 pp), com a Hungria (-2,6 pp), a Grécia (-2,0 pp) e a República Checa (-1,9 pp) a assinalarem os maiores recuos”, lê-se na notícia.
Os únicos países (para os quais há dados disponíveis) onde a taxa de investimento cresceu foram a Grécia (0,5 pp), a Alemanha e a Bélgica (0,1 pp cada), e os maiores recuos foram registados na Hungria (-1,0 pp), Dinamarca e Portugal (-0,5 pp cada) e na Polónia (-0,4 pp).
Quanto ao consumo real das famílias, esta cresceu entre janeiro e março cerca de 0,2% na zona euro e na União Europeia, considerando ainda que o rendimento real subiu, respetivamente, 1,5% e 1,6% relativamente ao último trimestre de 2023.
Quer aumentar a sua poupança? O Poupança no Minuto encontra soluções financeiras para baixar os valores que paga pelos seus produtos de crédito e/ou seguros, através de processos totalmente gratuitos de mediação com as entidades contratantes! Fale já com um agente: