Taxa de poupança das famílias sobe 0,6 pontos percentuais no 2.º trimestre
Taxa de poupança dos portugueses subiu de 9,2% para 9,8% no segundo trimestre de 2024. Verifique os números divulgados.
Taxa de poupança das famílias aumentou para 9,8% no 2.º trimestre
A taxa de poupança das famílias portuguesas subiu 0,6 pontos percentuais no segundo trimestre do ano, comparando com o trimestre anterior, para 9,8% do rendimento disponível.
“Este desempenho foi consequência do aumento de 2,2% do RDB [rendimento disponível bruto] (2,4% no trimestre anterior), superior ao crescimento de 1,4% do consumo privado” - os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE), lê-se no Notícias ao Minuto. Indicando ainda que esta é uma variação em termos nominais, pelo que a evolução do consumo privado é “marcada pelo crescimento dos preços”.
Se for calculado em termos reais (descontando o efeito da inflação), “o consumo privado aumentou 0,7% no ano acabado no 2.º trimestre de 2024”.
O gabinete de estatística indica ainda que o RDB nominal 'per capita' das famílias atingiu 17,7 mil euros no 2.º trimestre de 2024, representando uma subida de 1,9% face ao trimestre anterior.
Além disso, as remunerações 'per capita' totalizaram 12,5 mil euros, mais 2,0% face ao trimestre precedente.
No geral, este aumento da poupança impulsionou a capacidade de financiamento das famílias, situando-se em 3,4% do PIB no segundo trimestre de 2024.
Poupança? É connosco! Se precisa de reduzir o orçamento mensal, saiba como poupar com os seus produtos de créditos e/ou seguros, recorrendo a um intermediário de crédito do Poupança no Minuto que o ajudará sem qualquer custo: