Sentiu o sismo? Saiba como se preparar e proteger os seus bens
O sismo sentido em Portugal com magnitude de 5.3 na escala de Richter acordou e assustou os portugueses de madrugada, que se perguntam agora: O que é suposto fazer nestes casos? Relembremos então como se deve preparar em caso de tremor de terra.
Como se preparar para um sismo?
Saber os procedimentos de segurança
O primeiro passo para se manter seguro durante um terramoto é estar a par dos procedimentos de segurança a realizar. Em primeiro lugar, deve saber que, dentro de casa, os lugares mais seguros a que se pode dirigir são os cantos de paredes-mestras, próximo de mobília e de objetos maiores e robustos.
Ao sentir o tremer da terra, dentro de casa procure proteger-se nestes locais seguros, baixando-se e esperando que o abalo termine.
Depois, assim que for possível, deve desligar a eletricidade, a água e o gás. Além de que deve pegar no kit de emergência (falaremos sobre o que deve incluir em seguida), e um extintor de incêndio.
A seguir ao abalo, e estando em segurança, deve dirigir-se para a rua.
No caso de o abalo ocorrer enquanto está na rua, tente manter-se afastado de edifícios, a uma distância de duas vezes um edifício, e dirija-se a um local aberto e seguro, longe do mar ou rio, como por exemplo um parque.
Note que não deve reiniciar um disjuntor para restabelecer a eletricidade nos momentos seguintes, não usar elevador, isqueiros ou o telefone em demasia.
Organizar um kit de emergência
Num kit de emergência, deve preparar o seguinte:
- Cópia de documentos de identificação;
- Lanterna e pilhas;
- Apito;
- Rádio a pilhas;
- Água e alimentos não perecíveis (como cereais e enlatados);
- Algum dinheiro em notas e moedas;
- Kit de primeiros socorros (com compressas, betadine, medicamentos essenciais, pensos, etc).
Assegurar-se com um seguro multirriscos que cubra sismos
E em caso de sismo que cause danos nos bens da casa? Para precaver esta situação, é essencial ter contratado um seguro multirriscos com a cobertura de fenómenos sísmicos.
As coberturas mais frequentes deste seguro multirriscos habitação passam por incêndio, explosão e queda de raios, danos por água, furto ou roubo, fenómenos naturais e aluimento de terras, mas vivendo num país com alto risco sísmico, é vital alargar a proteção ao risco de tremores de terra.
Ao contratar um crédito habitação, a cobertura de fenómenos sísmicos é obrigatória no seguro multirriscos que contrata associado ao financiamento. Porém, se comprou o seu imóvel sem crédito bancário, esteja localizado onde estiver, é extremamente aconselhável optar por esta cobertura pois danos provenientes de um sismo podem ter um forte impacto económico.
É uma forma de se precaver, protegendo os seus bens e sabendo que, em caso de desastre, pode priorizar a sua segurança e a dos seus sem estar preocupado com os bens materiais.
Quer contratar um seguro multirriscos ou alargar o seu a esta cobertura? Entre em contacto com um mediador de seguros do Poupança no Minuto, para um processo que trata de tudo por si sem custos, e poupe-se a esta preocupação já hoje!