Saiba como se candidatar ao 'Cheque-Formação + Digital'
O Cheque-Formação + Digital oferece até 750 euros para apoiar trabalhadores de diversos setores no desenvolvimento de competências digitais.
Passo a passo para aceder ao 'Cheque-Formação + Digital'
A medida faz parte do Programa Emprego + Digital 2025, e assenta num benefício financiado pelo PRR, ativo até setembro de 2025 - sendo que a formação deve estar concluída até esta data.
Desde 2023, trabalhadores de vários setores podem candidatar-se para receber este apoio financeiro, num valor até 750 euros, para desenvolverem competências digitais. Segundo o Notícias ao Minuto, a inscrição deve ser feita no portal do IEFP, onde o candidato completa um formulário e submete os documentos requeridos.
Este programa contempla trabalhadores por conta própria e de outrem, além de empresários, com prioridade para aqueles envolvidos em processos de digitalização, em risco de desemprego ou com baixa literacia digital.
As áreas de formação incluem ferramentas de produtividade, redes sociais e comércio digital, com cursos que podem ser online, presenciais ou mistos e precisam de certificação da Direção-Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT).
O IEFP avalia critérios como a justificação do candidato para a necessidade de formação, conformidade regulatória, qualidade da instituição formadora e custo da formação. O valor é reembolsado após a conclusão do curso, cobrindo taxas de inscrição, frequência e certificação.
Uma iniciativa do Governo Português, gerida pelo IEFP, o Cheque-Formação + Digital visa aprimorar as competências digitais no mercado de trabalho.
Não tem acesso ao cheque, mas precisa de um apoio financeiro para estudar? Pondere o crédito para estudantes! Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto estão consigo em todo o processo, sem cobrar nada, para o ajudar a encontrar as melhores condições de financiamento do mercado! Simule aqui: