Rendimento Social de Inserção: O que é e quem pode aceder
Saiba como funciona o Rendimento Social de Inserção (RSI).
Quem tem direito ao RSI e como pode receber?
O Rendimento Social de Inserção (RSI) é um apoio social financeiro que permite ajudar pessoas e famílias em situações de extrema pobreza.
O apoio é disponibilizado numa prestação em dinheiro, bem como através de um programa de inserção para ajudar na integração social e profissional.
O objetivo é garantir as condições mínimas de subsistência e promover a inclusão.
Mas quem tem direito ao apoio?
Qualquer pessoa e família que necessite de apoio, por forma a melhorar a sua integração social e profissional, ou prestadores de cuidados informais a membros do respetivo agregado familiar.
Para quem vive sozinho, a soma dos rendimentos mensais não pode ultrapassar 237,25 euros. No caso de famílias, o limite varia conforme a composição do agregado.
Como pedir o apoio?
Pode pedir o apoio numa repartição da Segurança Social presencialmente, ou online no site da entidade.
Para tal, é necessário apresentar documentos como o cartão de cidadão, certidão de registo civil, comprovativos de rendimentos e, para cidadãos estrangeiros, documentos específicos que variam de acordo com a nacionalidade (para cidadãos da União Europeia, por exemplo, é preciso o registo de residência emitido pela Câmara Municipal).
Como é pago o apoio?
O pagamento do apoio pode ser realizado através de transferência bancária, pelos Serviços Mínimos Bancários ou vale postal.
No entanto, a Segurança Social recomenda a transferência bancária, por ser o método mais rápido e seguro.
O RSI visa garantir uma rede de segurança financeira para pessoas em situações críticas, mas deve ser gerido de forma consciente.
Aprenda melhor como pode gerir o seu orçamento e todas as dicas de poupança que deve seguir, assinando a newsletter semanal do Poupança no Minuto!