Prazo para pagar a última prestação do IMI termina este mês
O prazo para pagamento da última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) está a aproximar-se. Atente à data.
Se o valor de IMI for superior a 100 euros, deve pagar a última prestação brevemente
Quando o valor anual do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é superior a 100 euros, o pagamento é dividido em prestações. A última destas prestações deve ser liquidada até ao dia 30 de novembro de cada ano.
Pelo que, se é proprietário de um imóvel e ainda não liquidou a última parte, atente a esta data para pagar a terceira prestação deste imposto!
Como funciona o pagamento do IMI?
O IMI é calculado com base no Valor Patrimonial Tributário dos imóveis sendo a taxa definida pelo município onde os imóveis se localizam. Dependendo do montante total de imposto a pagar, o IMI pode ser pago numa, duas ou três prestações:
- Até 100 euros – Pagamento único em maio;
- Entre 100 e 500 euros – Dividido em duas prestações, em maio e novembro;
- Acima de 500 euros – Dividido em três prestações, a serem pagas em maio, agosto e novembro.
Última prestação do IMI: Como pagar?
Se o seu IMI anual ultrapassa os 100 euros e ainda tem uma prestação por pagar, é importante lembrar então que a última data limite é 30 de novembro.
Para verificar o valor do IMI que ainda tem por pagar, aceda ao Portal das Finanças com as suas credenciais, vá ao menu de "IMI" e consulte a informação sobre as prestações. O portal disponibiliza ainda a opção de emissão da nota de cobrança para pagamento.
Este pagamento pode ser realizado de forma prática através do Portal das Finanças, de Multibanco, ou ainda em balcões dos CTT e Instituições Bancárias.
O que acontece em caso de atraso no pagamento?
Caso o pagamento da última prestação do IMI não seja realizado dentro do prazo, pode incorrer em coimas e juros de mora. Estes custos adicionais aumentam a dívida, tornando o montante final mais elevado.
Assim, se ainda tem uma prestação de IMI por pagar, não se esqueça de o fazer até à data limite, por forma a evitar encargos adicionais e mantém a sua situação fiscal regularizada.
Fique a par de todas as datas das suas obrigações fiscais e financeiras, acompanhe a newsletter semanal do Poupança no Minuto e siga-nos nas redes sociais: