Portagens sobem em 2025, mas alguns troços são eliminados
Fique a par das mudanças nas estradas que irão impactar a carteira dos portugueses em 2025.
O que muda nas portagens em 2025? Onde aumenta e onde acaba
Em 2025, algumas portagens serão eliminadas, mas outras vão ficar mais caras.Pelo que se lê no Notícias ao Minuto, a concessionária rodoviária Brisa anunciou um aumento de 2,21% em 52 das 93 taxas de portagens de classe 1, com efeito a partir de janeiro de 2025.
Os dados sobre o novo tarifário foram divulgados pela Brisa, destacando que a atualização dos preços tem como referência a taxa de inflação homóloga (no continente e sem habitação) de outubro, acrescida de 0,1% estipulado na lei como compensação ao limite decretado em 2023. Nesse ano, os aumentos das portagens foram controlados para mitigar os impactos da elevada inflação.
Segundo a Brisa, “existem casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula”, enquanto em outros “as taxas apresentam uma variação superior à média, devido a não terem sido atualizadas em anos anteriores”.
Principais aumentos: Porto, Algarve e Espanha
Entre os percursos mais afetados pelos aumentos estão:
- A1 (Lisboa-Porto): Sobe 70 cêntimos, passando a custar 24,60 euros;
- A2 (Lisboa-Algarve): Aumento de 60 cêntimos, para 23,30 euros;
- CREL: Sobe 15 cêntimos, totalizando 3,70 euros;
- A3 (Porto-Valença): Aumento de 20 cêntimos, para 9,95 euros;
- A2/A6 (Marateca-Caia): Sobe 35 cêntimos, atingindo 15,05 euros;
- A5 (Lisboa-Cascais): Mantém-se nos 1,50 euros, enquanto a viagem Lisboa-Oeiras aumenta 5 cêntimos, passando para 0,40 euros.
Fim das portagens em alguns troços
O Parlamento aprovou, em maio, na generalidade, a proposta de lei do PS para eliminar portagens em algumas ex-SCUTs, com votos a favor do PS, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.
A medida, que entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2025, aplica-se aos seguintes troços:
- A4: Transmontana e Túnel do Marão.
- A13 e A13-1: Pinhal Interior.
- A22: Algarve.
- A23: Beira Interior.
- A24: Interior Norte.
- A25: Beiras Litoral e Alta.
- A28: Entre Esposende e Antas, e entre Neiva e Darque.
A proposta prevê a eliminação das taxas de portagem em autoestradas do Interior ou em troços onde não existam vias alternativas de qualidade e segurança.
Estas mudanças marcam um passo importante no acesso às infraestruturas rodoviárias em várias regiões do país, prometendo reduzir custos para os utilizadores e incentivar a mobilidade no Interior.
Mais novidades com impacto no seu bolso? O Poupança no Minuto traz-lhe! Acompanhe-nos através da nossa newsletter e nas redes sociais, e não perca nenhum conteúdo sobre poupança: