Literacia financeira vai ser disciplina como projeto-piloto em sete escolas
Por forma a preencher uma lacuna existente na sociedade portuguesa, foi avançado um projeto a aplicar no próximo ano letivo: literacia financeira como disciplina, em sete escolas de Portugal.
Nova disciplina de literacia financeira vai ser implementada em sete escolas
Literacia financeira é a nova disciplina a ser lecionada em sete escolas do país, através de um projeto-piloto que será lançado no próximo ano letivo.
Segundo o Expresso, a informação foi divulgada pelo secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, depois de o próprio Ministro da Educação, Ciência e Inovação ter indicado a necessidade de melhorar a literacia financeira dos alunos, pois “estar na média da OCDE é pouco”.
“A literacia financeira já é obrigatória por via da educação para a cidadania. Existirá enquanto disciplina num projeto-piloto que vai ser lançado no próximo ano letivo”, pode ler-se na notícia, que cita o secretário de Estado.
De acordo com Alexandre Homem Cristo em audição regimental na Assembleia da República, o projeto-piloto em causa que incide na Inovação Pedagógica será apresentado em breve, sendo direcionado a jovens do Ensino Secundário.
“Vamos poder, através deste piloto, perceber o impacto e a reação que os alunos têm à disciplina. O que funcionar é para escalar”, pode ainda ler-se a explicação de Alexandre Homem Cristo, que realça também que este tema era já abordado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Além disso, e de acordo com os resultados divulgados recentemente pelo PISA 2022, o Secretário de Estado reforçou que os alunos precisam de melhorar o seu desempenho a nível da literacia financeira. Isto porque, na avaliação mencionada, “os alunos portugueses obtiveram 494 pontos, numa escala de zero a 1.000, em linha com a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), mas pioraram ligeiramente em relação à avaliação anterior, em 2018. Os resultados colocam Portugal em 9.º lugar numa lista de 20 países”, lê-se na notícia.
Com a divulgação dos resultados no final de junho passado, o Ministro da Educação deixa ainda a nota de que está a decorrer um processo de revisão das aprendizagens, para a literacia financeira seja reforçada uma vez que, no que toca aos conhecimentos, os alunos demonstram que existe ainda “um enorme espaço para melhorar”.
“O estudo da OCDE revelou que os jovens portugueses têm menos contacto com produtos e atividades financeiras - apenas 38% tinham conta bancária (a média da OCDE é 63%) e apenas 27% tinham cartão de débito ou crédito (contra 62% da OCDE) -, mas destacam-se quando toca a comparar preços”, detalha a notícia do Expresso.
Garanta a literacia financeira na sua vida, e subscreva a newsletter semanal do Poupança no Minuto para receber atualizações e notícias da área das finanças, bem como dicas de poupança!