Inflação sobe em Portugal e na zona euro no mês de outubro
Taxa de inflação acelera em Portugal para 2,3% e para 2% na zona euro, no mês de outubro.
Taxa de inflação sobe em outubro face a setembro
A taxa de inflação aumentou para 2,3% em Portugal no mês de outubro, o que representa uma subida de 0,2 pontos percentuais em comparação a setembro.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), explica o Notícias ao Minuto, esta taxa é uma estimativa preliminar do Índice de Preços no Consumidor (IPC) para o mês.
A inflação subjacente, que exclui os preços de bens mais voláteis como alimentos e energia, registou uma variação de 2,6%, levemente abaixo dos 2,8% de setembro.
Os produtos energéticos apresentaram uma variação de -0,2%, enquanto os preços de alimentos não transformados subiram para 2,1%.
Comparando com setembro, o IPC teve uma variação de 0,1%, em contraste com 1,3% no mês anterior e -0,2% em outubro do ano passado.
Nos últimos 12 meses, o INE calcula que a variação média do IPC tenha sido de 2,2%, valor que permaneceu estável desde o mês anterior.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que compara a inflação com outros países da Europa, manteve-se em 2,6% em outubro, idêntico ao valor do mês anterior.
Já a taxa de inflação anual na zona euro acelerou para os 2,0% em outubro, comparando com 1,7% de setembro, segundo a estimativa rápida do serviço de estatística da União Europeia (Eurostat) partilhada pelo site de notícias.
Continue informado sobre a atualidade financeira, subscreva já a newsletter semanal do Poupança no Minuto e receba tudo na sua caixa de entrada!