analytics
Cubos com percentagens de inflação e mão a fazer montes com os cubos

Inflação em março? Volta a descer para 2,4% na zona euro

É a terceira vez consecutiva que a inflação desce na zona euro, estando agora nos 2,4% (mais perto do objetivo de 2% do BCE para a taxa a médio prazo). 

29 Apr 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Abrandamento da taxa de inflação para os 2,4% em março na zona euro 

A taxa de inflação na zona euro em março volta, mais uma vez, a descer: está agora nos 2,4%

Os dados foram divulgados pelo Eurostat e revelam ainda que, na União Europeia (UE), a inflação abrandou para 2,6%. 

Pelo terceiro mês consecutivo, a estimativa rápida do serviço estatístico europeu indica um abrandamento da taxa de inflação anual para os 2,4%, comparando com os 6,9% de março de 2023 e 2,6% do passado fevereiro. 

A média de inflação de 2,6% dos 27 Estados-membros compara-se também com a homóloga de 8,3% e de 2,8% do mês anterior. 

Onde foram registadas as menores taxas de inflação? As medidas do Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC – que permite comparações entre os Estados-membros) indicam Lituânia (0,4%), Finlândia (0,6%) e Dinamarca (0,8%). 

Por outro lado, as taxas de inflação mais altas verificaram-se na Roménia (6,7%), Croácia (4,9%), Áustria e Estónia (4,1% cada). 

Face a fevereiro, os dados revelam que o indicador abrandou em 13 Estados-membros, manteve-se em quatro, e aumentou nos restantes 10. 

Especificamente em Portugal, a taxa de inflação homóloga medida pelo IHPC foi de 2,6% em março, o que representa uma subida quanto a fevereiro (2,3%), mas um significativo recuo face a março de 2023 (8,0%). 

É de recordar que estes dados estão cada vez mais próximos da meta de 2% estabelecida pelo Banco Central Europeu (BCE) para a inflação no médio prazo. 

Inflação a descer, mas o seu orçamento não alivia? Avalie soluções financeiras 

A inflação a descer, os preços a estabilizar, mas o seu orçamento mensal continua elevado? Pondere soluções financeiras que o ajudem a diminuir encargos com créditos e seguros!  

Confie no Poupança no Minuto para o efeito: Os nossos intermediários de crédito e mediadores de seguro ajudam na consolidação dos seus créditos para uma única prestação mensal mais baixa, e na renegociação ou transferência de créditos/seguros para melhores condições a mais baixo custo! 

Contacte-nos e perceba melhor as suas opções, para uma poupança mensal potencializada: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores