Inflação em abril abranda para 2,2%
As boas notícias continuam! Inflação permanece num ciclo de descida: Conheça os números.
Inflação baixa de 2,3% para 2,2% em abril
A inflação no mês de abril voltou a abrandar, agora para 2,2% - taxa inferior à registada em março.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou e o Notícias ao Minuto partilhou: a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à do mês anterior.
Já o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) variou em 2,0%, tendo sido 2,5% em março.
Quando à variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 7,9%, face aos 4,8% de março, devido ao efeito de base associado à redução de preços registada em abril de 2023. E o índice referente aos produtos alimentares não transformados registou uma variação nula, tendo sido 0,5% no mês anterior.
Depois, a variação mensal do IPC foi de 0,5% - tendo sido 2,0% em março - e a variação média dos últimos 12 meses foi 2,6% - 2,9% em março.
“O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 2,3%, valor inferior em 0,3 p.p. ao registado no mês anterior e inferior em 0,1 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em março, a taxa em Portugal tinha sido superior à da área do Euro em 0,2 p.p.). Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 2,1% em abril (2,8% em março), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 2,8%)”, pode ler-se na notícia.
Além disso, o IHPC registou uma variação mensal de 1,1% - 2,3% em março - e uma variação média mensal dos últimos 12 meses de 3,5% - 3,8% em março.
Inflação a baixar, mas o seu orçamento mensal não? Poupança é connosco! O Poupança no Minuto é um intermediário de crédito e mediador de seguros que disponibiliza serviços gratuitos para o ajudar a contratar, renegociar ou transferir os seus produtos, bem como um blog com artigos diários e uma newsletter semanal. Acompanhe-nos, ou contacte diretamente um agente se quiser começar já a poupar!