Estudo aponta para aumento de incumprimentos e menos dinheiro
A inflação continua sem descida significativa e os preços dos produtos e serviços tem continuado a ser um problema para a carteira dos portugueses. De acordo com estudo, devido a esta conjuntura, tem sido cada vez mais evidente o aumento de incumprimento nos pagamentos. Saiba o que está em causa.
Precisa de um reforço nos seus rendimentos, para que não entre em incumprimento com mais nenhum encargo? Fale com os intermediários de crédito e mediadores de seguro da Poupança no Minuto para renegociar as condições dos seus contratos atuais, ou transferi-los! Mas conheça antes os dados partilhados.
Mais incumprimentos e pouco dinheiro: Portugueses sentem menos culpa em não pagar
Um estudo do European Consumer Payment Report, da Intrum, partilhado pelo Notícias ao Minuto, indica que os incumprimentos têm crescido e que o dinheiro na carteira dos portugueses é cada vez menos.
O estudo aponta para “uma crescente aceitação em ignorar o pagamento de contas”. Isto por existirem cada vez mais pessoas com menos dinheiro, pelo que o incumprimento das contas está a aumentar.
“Embora possam ser muitas as razões por detrás de um pagamento em atraso - desde o consumidor não ter dinheiro, a simplesmente ter-se esquecido de pagar - os dados da Intrum sugerem uma mudança nas normas sociais. Atualmente, verifica-se uma crescente aceitação em ignorar o pagamento de contas e ao mesmo tempo, os consumidores afirmam estar atentos às empresas que tentam explorar as suas dificuldades através de táticas como agreedflaction - aumentar os preços mais do que o justificado pelos seus custos ou a manter os preços elevados mesmo quando os seus custos de produção diminuem”, pode ler-se na notícia divulgada sobre os dados.
Pelo que, com os pagamentos em atraso ou não pagamentos “a tornarem-se endémicos, as atitudes dos consumidores parecem estar a mudar”.
Estes dados têm causado uma grande preocupação às empresas, uma vez que os “consumidores estão a reavaliar o que consideram aceitável quando se trata de ignorar faturas”.
De acordo com os dados, o estudo indica ainda que três em cada 10 inquiridos (29%) sentem agora menos culpa, face há uns anos, por ignorarem o pagamento de uma conta.
Para que não continue em incumprimento com os seus pagamentos, pode recorrer a opções que o ajudem a baixar as prestações mensais que tem de pagar. No caso de ter créditos e/ou seguros, é possível negociar os seus contratos para que tenha acesso a melhores condições, ou até transferi-los para novas entidades e ficar a pagar (significativamente) menos pelos produtos! Fale com a Poupança no Minuto para que possamos dar início ao seu processo o mais prontamente possível.