Dia da Mulher: Conheça 10 mulheres portuguesas com impacto no mundo dos negócios
Neste Dia da Mulher partilhamos consigo, para inspiração, algumas mulheres com sucesso no mundo dos negócios.
Dia da Mulher: O espaço que as mulheres têm ganho no mundo empresarial
Desde gestoras e fundadoras a acionistas das maiores empresas nacionais e internacionais: A liderança está-lhes no sangue e movem milhões de euros com os seus negócios, que englobam equipas com milhares de trabalhadores.
A distinção foi feita pela Forbes Portugal, em 2023, e destaca mulheres portuguesas bem-sucedidas no mundo empresarial através de uma análise comparativa a várias empresárias e executivas.
O estudo foi feito com base em centenas de empresas em Portugal e no Estrangeiro, analisando cinco critérios de zero a 20, ordenando os nomes através de uma pontuação total final.
Os critérios foram: fortuna, pessoal ou familiar; poder de decisão; poder de influência; internacionalidade dos negócios, e empreendedorismo.
Chegou-se à conclusão de que as portuguesas destacadas “estão a desbravar terreno para que o mundo corporativo comece a dar mais oportunidades ao género sub-representado", de acordo com a Forbes.
O objetivo desta avaliação foi cumprido – demonstrar o quanto as mulheres se estão a impor no mundo dos negócios, a criar de raiz os seus impérios ou a dar continuidade a projetos familiares.
Pode concluir-se que os percursos das mulheres estão cada vez mais sólidos, estando a apostar cada vez mais nas carreiras, formação académica e empreendedorismo.
Hoje, é cada vez mais comum encontrar mulheres na ribalta no mundo empresarial, com currículos enriquecidos internacionalmente, competindo inclusive com o topo de mulheres no mundo nas áreas da banca e grandes multinacionais.
Top 10 de mulheres portuguesas mais bem-sucedidas no mundo dos negócios
Fique então a conhecer o top 10, por ordem, que a Forbes elegeu como sendo as mulheres portuguesas com maior sucesso nos negócios:
1.º Paula Amorim – Acionista e administradora na Galp, Corticeira Amorim, Grupo Américo Amorim, Amorim Luxury Group
2.º Cláudia Azevedo – Acionista e CEO da Sonae
3.º Mafalda Duarte –Diretora-geral do Fundo Verde para o Clima
4.º Inês Caldeira – Diretora-adjunta mundial da L’Óreal Paris
5.º Manuela Ferro – Vice-presidente do Banco Mundial – Ásia e Pacífico
6.º Vera Pinto Pereira – CEO EDP Comercial, administradora da EDP e presidente da Fundação EDP
7.º Ana Figueiredo – CEO da Altice Portugal
8.º Isabel Ferreira Pinto – CEO do Pingo Doce
9.º Isabel Afonso – Diretora-geral Novartis Oncology China
10.º Maria Ramos – Presidente da AngloGold Ashanti e consultora do Banco Mundial
Quer começar o seu negócio? A Poupança no Minuto pode ajudar
Ficou inspirado? Gostava de iniciar o seu próprio negócio? A Poupança no Minuto pode dar o empurrãozinho para que inicie o seu projeto: Contratando um financiamento pessoal.
Com os intermediários de crédito da Poupança no Minuto pode ter acesso à melhor proposta de crédito pessoal, e à mais adequada aos seus objetivos, necessidades e preferências.
O serviço de intermediação não tem qualquer custo e pode ajudá-lo a ter o balanço de que precisa, para dar início ao negócio com que sempre sonhou!