Creches gratuitas: Como funciona o programa Creche Feliz?
O programa do Governo Creche Feliz que permite aceder à gratuitidade das creches desde 2022, foi agora alargado. Perceba como funciona.
Como funciona o programa Creche Feliz para aceder a creches gratuitas?
A medida do Governo português sobre as creches gratuitas está em vigor desde setembro de 2022, mas passou agora em 2024 a incluir unidades públicas geridas por autarquias, organizações do Ensino Superior e entidades como a Santa Casa da Misericórdia.
O programa em causa é a Creche Feliz e, com o alargamento feito recentemente, mais crianças podem agora beneficiar deste apoio social.
O objetivo deste programa é garantir o acesso gratuito às creches com uma parceria entre as redes público e privada. O intuito final será o acesso gratuito e universal das crianças dos 0 aos 3 anos até 2024, para integrar cerca de 100 mil crianças.
A quem se aplica o programa Creche Feliz?
Segundo a Segurança Social, o programa Creche Feliz aplica-se a crianças nascidas antes de 1 de setembro de 2021, abrangidas pelos 1.º e 2.º escalões de rendimentos da comparticipação familiar, nas creches da rede social e solidária.
Além disso, também se aplica a todas as crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021 que frequentem as respostas sociais Creches, Creches Familiares, da rede solidária, e amas da Segurança Social e creches da rede lucrativa e rede pública que integrem a bolsa de creches aderentes.
O que inclui o programa Creche Feliz?
As famílias que acederem ao programa Creche Feliz vão ter direito à totalidade da comparticipação das famílias pela Segurança Social, nas seguintes despesas:
- Atividades e serviços habitualmente prestados pelas creches (nutrição, atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, entre outras);
- Alimentação, incluindo dietas especiais mediante prescrição médica;
- Processo de inscrição, renovação e seguros;
- Prolongamento de horário e extensão semanal.
Note que não estão incluídas as despesas com atividades extra projeto pedagógico, de caráter facultativos, que as instituições queiram desenvolver onde as crianças estejam inscritas; a aquisição de fraldas, fardas e uniformes escolares; serviços de transporte e outros de natureza facultativa.
Há prioridades no acesso às vagas do programa?
De acordo com a informação disponibilizada com a Segurança Social, é tido em conta a avaliação social e económica da família. Mas existem os seguintes critérios de priorização:
- Crianças que frequentaram a creche no ano anterior;
- Crianças com deficiência/incapacidade;
- Crianças filhos de mães e pais estudantes menores, ou beneficiários de assistência pessoal no âmbito do Apoio à Vida Independente ou reconhecido como cuidador informal principal, ou crianças em situação de acolhimento ou em casa abrigo;
- Crianças com irmãos, que comprovadamente pertençam ao mesmo agregado familiar, que frequentam uma resposta desenvolvida pela mesma entidade;
- Crianças beneficiárias da prestação social Garantia para a Infância e/ou com abono de família para crianças e jovens (1.º e 2.º escalões), cujos encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência da resposta social;
- Crianças beneficiárias da prestação social Garantia para a Infância e/ou com abono de família para crianças e jovens (1.º e 2.º escalões), cujos encarregados de educação desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social;
- Crianças em agregados monoparentais ou famílias numerosas, cujos encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência da resposta social;
- Crianças cujos encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência da resposta social;
- Crianças em agregados monoparentais ou famílias numerosas cujos encarregados de educação desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social;
- Crianças cujos encarregados de educação desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social.
Como consultar a oferta e pedir o apoio?
Por forma a consultar a oferta disponível na rede de creches gratuitas e pedir o apoio da gratuitidade, pode descarregar a aplicação Creche Feliz que está disponível nos sistemas operativos IOS e Android.
Na aplicação é possível pesquisar e encontrar a informação relativa às creches com vagas gratuitas disponível na sua área de residência ou local de trabalho.
Também pode ter acesso à informação das creches, como os contactos e localização, para facilitar a procura.
Se não existirem vagas gratuitas nas creches pretendidas, pode preencher um formulário de sinalização de interesse, igualmente disponível na aplicação.
Precisa de reoganizar o seu orçamento para fazer face aos encargos da sua família? Se tiver créditos e/ou seguros, os intermediários de crédito e mediadores de seguro do Poupança no Minuto podem encontrar soluções que o ajudem a baixar as prestações mensais que paga. Fale já connosco para avaliarmos o seu caso:.