analytics
Compras online por impulso crescem significativamente em Portugal

Compras online por impulso crescem significativamente em Portugal

Segundo um estudo recente da Intrum, as compras online por impulso aumentaram significativamente em Portugal nos últimos dois anos, com uma tendência mais acentuada entre adolescentes e jovens adultos.  

20 Nov 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Estudo revela que jovens compram online cada vez mais por impulso em Portugal 

De acordo com análise da Intrum, divulgada no Notícias ao Minuto e promovida pela Associação da Economia Digital (ACEPI), refletindo os dados preliminares do "European Consumer Payment Report" (ECPR), a influência das redes sociais e a conveniência das compras online são fatores que incentivam o comportamento impulsivo. 

A pesquisa revela que cerca de 40% dos portugueses que participaram no estudo admitem ter feito compras impulsivas depois de verem anúncios nas redes sociais. Além disso, 43% dos inquiridos confessam fazer mais compras online por impulso atualmente do que há dois anos, com esta prática a ser mais evidente entre os jovens da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010), dos quais 62% confirmam ter aumentado as suas compras online em comparação com 2022. 

Os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) também demonstram uma mudança nos seus hábitos de consumo online, com 48% a relatar um aumento nas compras online impulsivas em comparação com os anos anteriores. 

Apesar do aumento deste tipo de compras, o estudo sublinha que os portugueses mantêm uma atitude cautelosa. Apenas 28% dos inquiridos indicam que a conveniência das compras online e nas redes sociais frequentemente os leva a gastar mais do que podem, enquanto 61% afirmam que esta facilidade não é um fator que contribui para o endividamento. 

Embora a política de devoluções ofereça aos consumidores a possibilidade de devolverem artigos comprados online caso estes não correspondam às expectativas, 73% dos inquiridos portugueses afirmam não ter intenção de devolver os produtos adquiridos, mesmo quando compram várias opções. Apenas 16% consideram a possibilidade de devolução como uma prática. 

O "European Consumer Payment Report", publicado anualmente pela Intrum desde 2013, visa analisar os hábitos de consumo e a gestão do orçamento familiar em vários países europeus, incluindo Portugal. A edição de 2024 do relatório contou com a participação de 20.000 consumidores de 20 países europeus e foi realizada entre julho e setembro deste ano. 

Acompanhe mais informações relativas a finanças e poupança seguindo o Poupança no Minuto nas redes sociais e subscrevendo a newsletter semanal para receber tudo na sua caixa de entrada:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores