Como pagar menos IMI?
Sabia que é possível baixar o valor que paga de IMI? Conheça as recomendações da DECO PROteste para conseguir diminuir o imposto.
“Muitos imóveis podem estar a ser taxados como novos, quando já não o são”
Segundo a organização de defesa do consumidor, DECO PROteste, pode estar a pagar mais valor de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) do que devia.
Isto porque “muitos imóveis podem estar a ser taxados como novos, quando já não o são”, pode ler-se no Notícias ao Minuto, sobre o conselho da organização.
Então, saiba quais as razões pelas quais poderá estar a pagar mais IMI e como baixar este valor para poupar no imposto do próximo ano:
- “O valor do imóvel para efeitos fiscais é revisto pela Autoridade Tributária (AT) a cada três anos em função do valor da inflação. No entanto, como a idade do imóvel (coeficiente de vetustez), o valor de construção por metro quadrado e o coeficiente de localização não são atualizados automaticamente pela AT, alguns contribuintes podem estar a pagar IMI a mais. Isto porque na prática, muitos imóveis podem estar a ser taxados como novos, quando já não o são”;
- “Todos os anos, as autarquias comunicam à AT a taxa de IMI que vão cobrar aos munícipios. Em 2024, muitas optaram por manter as taxas praticadas em 2023, entre 0,3% e 0,45%. No cálculo do IMI, é também considerado o preço do metro quadrado que, em 2024, se mantém em 665 euros”;
- “Estas subidas, no entanto, só se refletem no imposto a pagar quando os imóveis são vendidos, doados ou herdados, ou quando os proprietários requerem às Finanças uma nova avaliação da habitação. Assim, a menos que a AT faça uma reavaliação automática, quem não desencadear estes processos não verá este coeficiente ser atualizado. Mas há que contar com o reverso da medalha, como avisa Rita Rodrigues, responsável pela Comunicação da DECO PROteste: quando se pede uma nova avaliação da casa, a AT atualiza todos os coeficientes que influenciam no cálculo do IMI. Como nos últimos dois anos o preço do metro quadrado aumentou de forma significativa, pode significar um agravamento do imposto a pagar”;
É possível perceber se deve pedir uma nova avaliação do seu imóvel às Finanças, através deste simulador da DECO PROteste, preenchendo depois o modelo 1 do IMI e apresentando à Autoridade Tributária (AT) ou online no Portal das Finanças.
Precisa de um apoio extra para conseguir suportar as suas responsabilidades fiscais? Pode ser possível diminuir os seus encargos mensais com prestações de créditos e/ou seguros! Através da renegociação das condições dos seus produtos, da transferência dos contratos para novas entidades, ou da consolidação de vários créditos num só, poderá ficar a pagar muito menos por estes contratos. São soluções financeiras com as quais o Poupança no Minuto o ajuda, sem custos, para que poupe tempo, burocracias e passe a poupar ao final do mês! Entre em contacto connosco para avaliação do seu contexto concreto: