
Como funciona a contagem dos anos para o IRS jovem?
Perceba melhor como funciona o novo regime de IRS jovem e como são contabilizados os anos de trabalho para obtenção do benefício.
Como funciona o novo regime de IRS jovem?
Segundo o Portal das Finanças, o novo regime do IRS Jovem aplica-se aos rendimentos obtidos a partir do ano de 2025, inclusive, correspondendo a uma isenção parcial de tributação, com limites consoante o ano de trabalho.
O benefício é aplicado até aos 35 anos de idade, durante os primeiros 10 anos de rendimentos, desde que o jovem ainda cumpra o critério de idade.
A isenção aplica-se da seguinte forma:

• 100 % dos rendimentos no 1.º ano de obtenção de rendimentos;
• 75 % dos rendimentos no 2.º, 3.º e 4.º ano de obtenção de rendimentos;
• 50 % dos rendimentos no 5.º, 6.º e 7.º ano de obtenção de rendimentos;
• 25 % dos rendimentos no 8.º, 9.º e 10.º ano de obtenção de rendimentos.
E como é realizada a contagem dos anos de obtenção de rendimentos?
De acordo com publicação do Governo na rede social Instagram, a contagem dos anos de obtenção de rendimentos inicia-se no primeiro ano em que o jovem obtém rendimentos da categoria A e/ou B, não sendo considerado dependente.
Apenas os anos em que os rendimentos são declarados na qualidade de não dependente no IRS do agregado familiar, é que contam para aceder ao benefício.
Ou seja, mesmo que tenha obtido rendimentos na qualidade de não dependente, e depois tenha feito, por exemplo, um ano intercalado em que obteve rendimentos na qualidade de dependente, o tempo prévio em que fez o IRS de forma não dependente não é considerado.
O tempo começa a contabilizar a partir do ano em que se tornou não dependente e manteve a mesma qualidade até ao momento.
Siga o Poupança no Minuto para continuar a acompanhar a atualidade fiscal: