Como funciona a baixa médica com as férias?
Se está de férias, mas precisa de meter baixa médica, deve atentar a algumas questões. Perceba quais.
Está de férias, mas vai entrar de baixa médica? Saiba o que deve ter em atenção
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, pelo que se pode ler no Notícias ao Minuto, quando está de férias, mas entra de baixa médica, deve ter em conta os locais que frequenta.
Isto é, João Massano confessa que um dos erros mais cometidos assim que um trabalhador está de férias, mas tem a necessidade de meter baixa médica é “não dizer nada à entidade patronal".
“Se a pessoa não diz que está doente não pode haver a suspensão das férias. Tem de avisar a entidade empregadora, uma vez que esse processo não é automático”, acrescentando que, só após apresentar a “documentação comprovativa de doença é que há a suspensão do período de férias”, lê-se na notícia.
O responsável realça ainda que entre férias e baixas médicas existem diferenças, pelo que devem ser utilizadas de formas distintas, pois “uma coisa é para recuperar de uma doença, outra é para recuperar do período de trabalho e a pessoa deve estar em pleno para beneficiar deste tão merecido repouso”.
Para continuar informado sobre estes temas, acompanhe os artigos do Poupança no Minuto e subscreva a nossa newsletter para receber os destaques semanais no seu e-mail!