BCE reduz taxas de juro em 0,25 pontos percentuais
O Banco Central Europeu voltou a baixar as taxas em mais 0,25 pontos percentuais, com a inflação a descer.
Mais um corte nas taxas de juro: Em que ponto estão?
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu reduzir as taxas de juro em 0,25 pontos percentuais, uma vez que a “inflação está a descer gradualmente e tem evoluído como esperado”, pode ler-se no site da entidade. “As nossas futuras decisões dependerão da evolução da economia e da inflação”, acrescenta.
Assim, as taxas de juro encontram-se agora nos seguintes valores: a taxa de facilidade permanente de depósito em 3,5% (antes 3,75%), e as taxas de juro das operações principais de refinanciamento e da facilidade permanente de cedência de liquidez em 3,90% (antes 3,65%).
“A economia apresentou‑se mais fraca do que esperávamos. A situação na indústria e na construção não é boa. As pessoas estão a gastar menos e as empresas a cortar investimentos, mas deverá recuperar de forma gradual”, aponta o BCE.
A entidade explica ainda que são os serviços que estão agora a impulsionar a economia. O que significa que a subida dos salários e a descida da inflação irão permitir, no futuro, que as pessoas possam comprar mais – o que, a par com as taxas de juro mais baixas - ajudará a economia.
A decisão foi tomada com base na descida da inflação, porém poderá subir nos próximos meses, pelos preços dos produtos energéticos. “Continua, porém, no bom caminho para atingir 2% no segundo semestre do próximo ano”, prevê o BCE.
Continue atualizado sobre notícias da área financeira, bem como dicas para poupar, assinando a newsletter semanal do Poupança no Minuto: