5 métodos para que possa poupar com os gastos de Natal
Estas 5 técnicas já provaram dar resultado no que toca a poupança.
5 métodos que o vão ajudar a poupar nesta época natalícia
O Natal aproxima-se, e com ele vem a habitual tendência de gastar mais, especialmente em prendas para encher a árvore de Natal. Para minimizar o impacto financeiro destas celebrações nas famílias, é possível aplicar algumas técnicas de poupança que têm provado ser eficazes, desde que seguidas à risca.
O 20 Minutos reuniu, e o Notícias ao Minuto partilhou, cinco métodos simples, mas eficazes para poupar nesta época festiva. Aqui ficam as sugestões:
Método dos 30 dias
Este método baseia-se na poupança progressiva de valores em euros ao longo do mês. Comece por poupar 1 euro no primeiro dia do mês, 2 euros no segundo dia, e assim sucessivamente até atingir os 30 euros no último dia. Nos meses de 30 dias, acumulará 465 euros, e nos de 31 dias, 496 euros.
Método dos envelopes
Organize as suas despesas com a ajuda de envelopes de cores distintas. Em cada envelope, coloque o montante destinado a uma categoria específica, como alimentação, contas ou lazer, ou divida-o por semanas. Só pode gastar o dinheiro destinado a cada envelope, ajudando a controlar os gastos de forma eficaz.
Pré-poupança
Logo no início do mês, assim que recebe o seu salário ou pensão, reserve uma parte do dinheiro para uma conta à ordem ou poupança à qual não tenha fácil acesso. Defina um objetivo de poupança realista, para garantir que o restante montante cobre as despesas essenciais.
Método 50-30-20
Divida o rendimento mensal em três categorias principais:
- 50% para despesas essenciais (como alimentação e habitação);
- 30% para despesas supérfluas (lazer e outros extras);
- 20% para poupanças futuras.
Este método garante maior controlo financeiro e uma poupança consistente.
Método dos 50 cêntimos
Aplique este método poupando semanalmente em moedas de 50 cêntimos. Comece por colocar 50 cêntimos no mealheiro na primeira semana, 1 euro na segunda, 1,50 euros na terceira, e assim sucessivamente. No final de um ano, terá poupado 689 euros.
Como dizia o escritor inglês Samuel Johnson: "O homem que sabe gastar e poupar é mais feliz, porque desfruta de ambos." Siga estas dicas para ter um Natal feliz sem descontrolar as suas finanças.
🎄 Boas poupanças e um Feliz Natal!
Siga já o Poupança no Minuto nas redes sociais para não perder nenhuma dica de poupança!