4 características que deve adotar se quer ser bom funcionário na sua empresa
Tome nota destes conselhos de uma especialista em recursos humanos.
Atente a estas características para ser considerado um bom funcionário
Na perspetiva de Ashley Herd, especialista em recursos humanos, num artigo citado pelo Notícias ao Minuto, se quer manter-se fora da lista de demissões da sua empresa, há 4 características que deve adotar enquanto funcionário.
“Quando são tomadas decisões sobre quem será demitido, às vezes os gerentes não têm escolha, mas ocasionalmente conseguem 'salvar' alguém”, pelo que a especialista deixa quatro dicas:
- Deve ser confiável: “Os melhores funcionários são confiáveis. Isso geralmente significa cumprir prazos, manter a palavra e ser alguém que a organização sabe que fará seu trabalho”, explica, pois quando o funcionário é confiável, “é mais provável que sua empresa ou equipa tente mantê-lo”;
- Tem de ser um comunicador forte: “As empresas também lutarão por comunicadores fortes. Idealmente, o seu gerente dir-lhe-á as informações que precisa saber, mas se algo ficar para trás, dirá algo. Isso envolve perguntar sobre prazos e formatos e repetir as informações para garantir que estão na mesma página”, aconselha a especialista, pois “a comunicação proativa é essencial”;
- Resolver problemas ajuda: “Os empregadores vão querer manter solucionadores de problemas, não apenas observadores de problemas”. Isto é, trabalhadores que, quando surge um problema, ao invés de dizer “isto é muito difícil”, “têm soluções”;
- Saiba trabalhar em equipa: Por fim, Herd realça a característica de saber trabalhar em equipa, podendo “desabafar uns com os outros, ter conversas reais e resolver problemas juntos”. “Em qualquer função, há um elemento humano — ser a pessoa com quem as pessoas anseiam trabalhar pode influenciar decisões”, colmata.
Contudo, segundo cita o Notícias ao Minuto, a especialista alerta: “Embora possa ter estas características, a sua posição pode ainda assim ser cortada, deixando-o a perguntar-se o que fez de errado. Muitas vezes, as pessoas que trabalham consigo diretamente não são as que decidem demiti-lo. Em vez disso, essas decisões geralmente são tomadas por investidores, conselhos de administração e pessoas que olham para folhas de cálculo”.
Então, é essencial lembrar que “às vezes, essas decisões estão fora do seu controlo, mas demonstrar boas características pode fortalecer o seu caso”.
Quer mais conselhos deste género? Subscreva a newsletter semanal do Poupança no Minuto, e siga-nos nas redes sociais!