Senhorios vão poder aumentar rendas até ao limite de 2,16% em 2025
Verifique os dados do Instituto Nacional de Estatística face ao que se espera das rendas em 2025.
Rendas só vão poder aumentar até 2,16% no próximo ano
Em 2025, os senhorios vão poder aumentar o valor das rendas até ao máximo de 2,16%, de acordo com os dados da inflação de agosto divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Pelo que partilha o Notícias ao Minuto, os mesmos dados revelam que “nos últimos 12 meses até agosto, a variação média do índice de preços, excluindo a habitação, foi de 2,16%, valor que serve de base ao coeficiente utilizado para a atualização anual das rendas para o próximo ano, ao abrigo do Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU)”.
O valor efetivo de atualização das rendas terá agora de ser publicado em Diário da República até 30 de outubro, depois que os proprietários anunciem aos inquilinos o aumento da renda. Note que a subida só pode ocorrer, efetivamente, 30 dias depois do aviso.
A confirmar-se, esta taxa para aplicar em 2025 representa um significativo abrandamento comparando com o ano anterior, em que se fixou nos 6,94%.
Isto porque, em 2024, o governo anterior tomou a decisão de não colocar um travão máximo nas rendas (como ocorreu em 2023), aprovando, ainda assim, medidas para reforçar os apoios aos inquilinos.
Quer uma casa? Pondere a compra de um imóvel, através de crédito habitação. Com a proposta e a ajuda certas, poupa na carteira e poupa-se a burocracias! Entre em contacto com um intermediário de crédito do Poupança no Minuto para um processo sem custos, ou simule já o seu financiamento ideal: