analytics
Preços das casas vão continuar a subir em 2025

Preços das casas vão continuar a subir em 2025

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) prevê um aumento dos preços da habitação em 2025, devido à elevada procura e à oferta ainda insuficiente no mercado. 

07 Nov 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Aumento dos preços da habitação previsto para 2025 

Em 2025, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) projeta uma subida no preço da habitação, impulsionada pela procura continuar a superar a oferta, segundo o CEO Paulo Macedo. 

Durante a conferência "Encontro Fora da Caixa" em Faro, pelo que se lê no Notícias ao Minuto, o CEO destacou a necessidade de mais capacidade de construção de habitação acessível. 

“Vemos a economia a crescer, mas não tanto como gostaríamos, a uma taxa de 3%, uma meta dos economistas”, explicou o banqueiro, alertando que estas perspetivas de curto prazo têm “algum risco”. 

O aumento dos preços também reflete um contexto macroeconómico que a CGD prevê para 2025, com o PRR a impulsionar a economia e baixas taxas de juro a favorecer o consumo e o crédito. O rendimento disponível das famílias deverá aumentar com a redução de impostos, da inflação e uma subida real dos rendimentos de trabalhadores e pensionistas. 

Sobre o setor bancário, Paulo Macedo antecipa um ano de lucro elevado em 2024, mas com margens reduzidas em 2025, o que pode impactar os resultados financeiros. O responsável sublinha ainda o compromisso da Caixa em investimentos sustentáveis, incluindo setores como o marítimo, que oferece benefícios económicos, sociais e ambientais. 

“A banca este ano terá um bom ano, mas com a queda das margens os resultados da banca vão baixar em 2025”, clarifica o presidente executivo da CGD.

Continue atualizado sobre o mercado habitacional e financeiro, subscrevendo a newsletter semanal do Poupança no Minuto e seguindo-nos nas redes sociais!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores