Habitação: Preços aumentam 6,6% no 2.º trimestre de 2024
Os preços medianos na habitação aumentaram 6,6% no segundo trimestre do ano, passando agora para 1.736 euros por metro quadrado.
Preço mediano da habitação sobe para 1.736 euros por metro quadrado
No segundo trimestre de 2024, o preço mediano dos alojamentos familiares em Portugal aumentou 6,6%, atingindo 1.736 euros por metro quadrado, conforme indicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e divulgado pelo Notícias ao Minuto.
Este aumento representa um crescimento de 5,6% em relação ao primeiro trimestre, e um acréscimo em comparação com os 5,0% verificados entre janeiro e março.
Durante este período, 21 das 26 sub-regiões NUTS III registaram aumentos nos preços da habitação em relação ao ano anterior, com Viseu Dão Lafões a destacar-se com um crescimento de 17,2%. As áreas da Grande Lisboa, Algarve, Região Autónoma da Madeira, Península de Setúbal e Área Metropolitana do Porto foram as que apresentaram os preços medianos mais altos.
Na Grande Lisboa e na Área Metropolitana do Porto, os preços por metro quadrado das transações efetuadas por compradores com domicílio fiscal no estrangeiro foram, respetivamente, 80,4% e 53,4% superiores aos valores dos compradores nacionais. Além disso, o valor mediano dos alojamentos adquiridos por estrangeiros subiu 1,9% em termos homólogos, atingindo 2.454 euros por metro quadrado, em comparação com os 1.702 euros para os compradores nacionais, que registaram um aumento de 7,2%.
Entre abril e junho, a Grande Lisboa registou um preço mediano de 2.801 euros por metro quadrado, seguida pelo Algarve (2.735 euros), Região Autónoma da Madeira (2.080 euros), Península de Setúbal (2.048 euros) e Área Metropolitana do Porto (1.957 euros). Apenas o Algarve e a Grande Lisboa apresentaram taxas de variação homóloga inferiores à média nacional.
Durante o mesmo trimestre, a região do Douro registou a maior diminuição homóloga nos preços da habitação, com uma queda de 5,6%. Por outro lado, a Beira Baixa manteve o preço mediano de venda mais baixo, situando-se em 562 euros por metro quadrado.
Todos os municípios com mais de 100 mil habitantes nas regiões da Grande Lisboa, Península de Setúbal e Área Metropolitana do Porto, à exceção de Santa Maria da Feira e Gondomar, apresentaram preços medianos de habitação superiores ao valor nacional de 1.736 euros por metro quadrado.
No segundo trimestre de 2024, houve um aumento nos preços da habitação em 12 dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes, em contraste com os 14 municípios do primeiro trimestre. Barcelos destacou-se com um aumento de 16,6 pontos percentuais, enquanto as maiores diminuições foram observadas em Matosinhos (-17,6 pontos) e Coimbra (-15,9 pontos).
Procura casa para comprar? O Poupança no Minuto pode tratar de encontrar o melhor financiamento do mercado para si! Os nossos intermediários tratam de tudo para si, poupando-o de toda a parte chata! Simule já: