analytics
Renegociações no crédito habitação aumentam 5 vezes mais em 2023

Renegociações no crédito habitação aumentam 5 vezes mais em 2023

Renegociações de crédito habitação sobem para 8,8 mil milhões de euros – um crescimento de 5 vezes mais de 2022 para 2023. Perceba melhor o que está em causa, em seguida.

13 Feb 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Precisa de renegociar o seu crédito habitação, para baixar a prestação? Peça ajuda de intermediação! Fale com um intermediário de crédito da Poupança no Minuto e conheça as várias soluções que tem disponíveis. Ou leia antes os números referentes a este processo em 2023. 

As renegociações do crédito habitação subiram 5 vezes mais de 2022 para 2023 

Em 2023, as renegociações de crédito habitação aumentaram 5 vezes mais que em 2022. O valor subiu para 8,8 mil milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal (BdP) partilhados pelo Notícias ao Minuto

O aumento refletiu-se em 7,2 mil milhões de euros, comparando com os 1,6 mil milhões de 2022, o que aumenta ainda a globalidade das renegociações de crédito. Em 2022 eram dois mil milhões de processos, e em 2023 foram registados 9,3 mil milhões

Note que o aumento adveio também da medida em vigor em 2023, destinada a créditos para habitação própria e permanente, que assentou num Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI) para mitigação do aumento da taxa de esforço nestes financiamentos. 

Mas o que têm obtido os mutuários com a renegociação do crédito? As soluções mais oferecidas são o alargamento do prazo do financiamento, a consolidação de vários créditos, a realização de uma nova hipoteca, ou a redução da taxa de juro. 

“Os contratos de créditos à habitação renegociados no âmbito PARI são considerados renegociação regular, sem qualquer marcação específica na Central de Responsabilidades de Crédito, não se distinguindo de outros contratos de crédito renegociados por motivos não relacionados com dificuldades financeiras, por exemplo, melhorias contratuais devidas a um maior poder negocial do cliente”, pode ler-se na notícia. 

A Central de Responsabilidades de Crédito é uma base de dados gerida pelo BdP, que presta informações dos bancos que concedem os créditos, sobre os financiamentos concedidos aos clientes. Pelo que, o BdP agrega as responsabilidades de crédito mensalmente dos bancos participantes, quanto aos valores comunicados, e “às responsabilidades de cada devedor perante o conjunto dessas entidades, não sendo identificado o local onde foi concedido o crédito nem a entidade que o concedeu”. 

Se quiser aceder à renegociação das condições atuais do seu crédito, recorra à ajuda dos intermediários de crédito da Poupança no Minuto. O serviço é gratuito e pode garantir melhores condições para o seu financiamento, e para a sua carteira! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação