
Quanto tempo demora desde a pré-aprovação do crédito habitação à escritura?
O processo pode levar de 4 a 12 semanas. Saiba o que influencia o prazo e como evitar atrasos.
Da pré-aprovação do crédito à escritura: Com quanto tempo posso contar?
Se já obteve a pré-aprovação do crédito habitação, o próximo passo é a concretização da compra do imóvel e a assinatura da escritura.
Mas quanto tempo demora este processo? A resposta depende de vários fatores, mas, em média, pode levar entre 4 e 12 semanas.
1. Avaliação do imóvel (1 a 2 semanas)
Após a pré-aprovação, o banco precisa de garantir que o imóvel tem o valor adequado para o crédito habitação solicitado.

Para isso, agenda uma avaliação bancária, um processo que pode demorar cerca de uma a duas semanas, dependendo da disponibilidade dos avaliadores e do tempo de demora das respetivas respostas.
Saiba aqui: Qual o impacto da avaliação de um imóvel?
2. Aprovação final do crédito (1 a 3 semanas)
Com base na avaliação do imóvel, o banco analisa todos os documentos e dá a aprovação final do crédito. Se tudo estiver conforme, o contrato de crédito será elaborado. Este passo pode levar uma a três semanas, dependendo da complexidade do processo.
3. Emissão da minuta e marcação da escritura (1 a 2 semanas)
Depois da aprovação final, o banco emite a minuta do contrato e coordena com o comprador, vendedor e cartório para agendar a assinatura da escritura. A rapidez deste passo depende da disponibilidade do notário e da obtenção de documentos, podendo levar mais uma a duas semanas.
Leia mais: Compra de casa: O que devo saber sobre a escritura?
4. Possíveis atrasos
É preciso ter em conta que algumas situações podem atrasar o processo, tais como: - Erros ou falta de documentos; - Problemas com registos ou hipotecas anteriores; - Agenda do cartório notarial; - Necessidade de aprovação de entidades externas (por exemplo, se o imóvel tiver um regime especial de propriedade).
Como acelerar o processo?
Para evitar atrasos e garantir que a escritura acontece no menor tempo possível, deve reunir todos os documentos necessários com antecedência, manter um contacto frequente com o banco, vendedor e notário, e ainda certificar-se de que o imóvel não tem irregularidades ou registos pendentes.
Se tiver do seu lado um intermediário de crédito do Poupança no Minuto, o processo pode ser agilizado, com um agente especializado a tratar da resolução de possíveis desafios e de toda a burocracia por si! Encontre a melhor proposta do mercado com a nossa ajuda, num processo próximo e rápido, simule já aqui: