Orçamento apertado no regresso às aulas? Saiba como gastar menos
O regresso às aulas está a aproximar-se e esta é uma época conturbada financeiramente para os pais. Mas existem algumas estratégias que podem ajudar a gastar menos dinheiro e não ficar de orçamento apertado. Vejamos quais?
Quer poupar com créditos/seguros? Esta pode ser uma hipótese para aliviar o orçamento para este regresso às aulas. E a Poupança no Minuto pode ajudá-lo já com isso! Para conhecer dicas de poupança com material escolar e não só, leia o artigo em seguida.
As dicas mais básicas (mas difíceis) para pôr em prática
- Listar o necessário
Sabe a importância que pode ter a realização de uma lista? Sim, parece básico. Mas não é! Se for às compras sem ter listado tudo aquilo de que necessita, o mais provável é sair de lá a trazer material dispensável.
Se precisa de poupar neste regresso às aulas, é essencial que organização seja a palavra de ordem. Por isso, organize-se e avalie todos os materiais escolares de que o seu filho precisa.
Lembre-se sempre de verificar todo o material que possa ser reutilizado, seja de anos escolares anteriores ou que tenha por casa. Só assim vai conseguir perceber, produto a produto, o que falta.
Se o seu filho está no 1.º ciclo, por norma, os professores dão a lista de materiais necessários para o ano letivo. O que pode facilitar a compra, porém, devendo sempre verificar se tem o material respetivo para reutilizar na mesma.
- Definir um valor máximo
Identificando o material necessário para comprar, através da elaboração da lista, o próximo passo é definir o valor máximo a dar no total das compras.
Ou seja, este é o momento de realizar um orçamento realista. Para isso, pode fazer uma pesquisa online de modo a compreender como estão os preços no mercado do material de que necessita.
Assim, é mais fácil encontrar um valor e, no momento das compras, manter-se fiel ao seu orçamento.
- Olhar para as promoções
Nesta altura, também é muito comum encontrar promoções e campanhas em algumas cadeias de supermercados.
Atente que, em certos supermercados, por norma, os produtos são mais baratos, mas com estes descontos pode compensar comprar noutro.
Procure sempre nos vários, para ter acesso ao preço mais baixo de cada produto, mesmo que tenha de fazer as compras por cadeias repartidas.
- Aceder aos manuais gratuitos
Atualmente, é possível ter acesso aos manuais escolares de forma gratuita, através da plataforma MEGA.
Mas atenção, porque não é automático! É necessário os encarregados de educação registarem-se na plataforma ou na aplicação Edu Rede Escolar, confirmando o NIF e dados de acesso ao Portal das Finanças. Dentro da rede, os encarregados conseguem aceder aos dados escolares do educando, e aos vales correspondentes aos manuais escolares, bem como livrarias aderentes onde se possa levantar os manuais.
Ou seja, são atribuídos vouchers para obter os manuais escolares novos gratuitos, para depois levantar numa livraria aderente. Porém, existem datas específicas para a emissão dos vouchers.
A partir de 31 de julho, começa a emissão de vales do 1.º ciclo e 9.º ano, de 7 de agosto, a emissão de vouchers do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos, e de 11 de agosto dos vales do 10.º, 11.º e 12.º anos.
Saia fora da caixa, para entrar na poupança
- Apostar no DIY
E porque não construir o seu próprio material? Através do DIY – Do It Yourself (faça você mesmo), é possível fazer peças em casa gastando menos dinheiro.
Sabia que é possível construir um estojo com uma folha de espuma? Basta pesquisar online algumas ideias de DIY relativas a material escolar, e meter mãos à obra!
- Comparar no Super Save
Conhece o Super Save? É uma aplicação recente, atualizada com frequência, com todos os valores de produtos de supermercado.
Desta forma, a aplicação mostra o valor do produto nos vários supermercados. O que facilita significativamente a comparação de preços entre cadeias.
Também as promoções e campanhas são incluídas na app, pelo que é fiável para quando estiver a construir a sua lista e orçamento.
- Trocar o ATL pelas AEC
As AEC – Atividades de Enriquecimento Cultural são um programa da Direção-Geral da Educação direcionado para o 1.º ciclo do Ensino Básico.
Incluem atividades de natureza lúdica, formativa e cultural, no desporto, artes, ciências e tecnologia. E são gratuitas para os encarregados que queiram inscrever os educandos.
Pelo que, se tem por hábito colocar o seu filho num ATL – Atividades de Tempos Livres, pagando uma prestação por mês, mas quer agora poupar: esta pode ser uma boa estratégia para eliminar um encargo, mantendo uma estrutura semelhante para o seu filho após as aulas.
- Aliviar prestações de créditos/seguros
Antes deste período conturbado de despesas com o regresso às aulas, poderá ser uma boa ideia poupar com prestações de créditos/seguros.
Há quanto tempo não revê contratos que tenha assinados? Se for um crédito ou seguro, pode pedir às entidades que façam uma revisão das condições atuais que tenha. De forma a tentar baixar a prestação, podem oferecer-lhe novas condições, renegociando que contrate outros produtos associados, por exemplo.
Mas se não for suficiente, pondere a transferência! Pode sempre transferir um crédito de banco e/ou um seguro de seguradora. É possível conseguir novas condições com prestações mais baixas.
Se precisar de ajuda neste processo, conte com a ajuda dos intermediários de crédito da Poupança no Minuto. O serviço é gratuito, rápido e eficaz! Basta um contacto, e os agentes tratam de toda a burocracia e comunicação com as instituições, para que fique com um orçamento mais folgado a tempo do regresso às aulas.