Mais uma vez, BCE mantém taxas de juro inalteradas
Pela quinta vez seguida, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juro nos mesmos valores. Saiba o que está em causa e como ter taxas mais baixas no crédito habitação.
Nunca mais vê as taxas de juro a baixar? Há outras soluções que o podem fazer! Fale com um intermediário de crédito do Poupança no Minuto e fique a saber como. Mas leia antes os dados liberados.
Mais uma vez, BCE mantém taxas de juro nos mesmos valores
O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu, mais uma vez, manter as três taxas de juro diretoras do BCE inalteradas, como esperado pelos analistas.
“A informação que tem vindo a ser disponibilizada confirmou amplamente a anterior avaliação efetuada pelo Conselho do BCE das perspetivas de inflação a médio prazo. A inflação continuou a descer, impulsionada pela menor inflação dos preços dos produtos alimentares e dos bens”, pode ler-se em notícia do Notícias ao Minuto, citando o comunicado do BCE.
Além disso, o banco considera que a “maioria das medidas da inflação subjacente está a abrandar, o crescimento salarial regista uma moderação gradual e as empresas estão a absorver, nos respetivos lucros, parte do aumento dos custos do trabalho”.
Note-se que a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecerão inalteradas, com 4,50%, 4,75% e 4,00%, respetivamente.
Esta pausa acontece depois de o BCE aumentar as taxas diretoras para o nível histórico mais elevado, num ciclo sem precedentes de aperto monetário que levou ao aumento das taxas 10 vezes desde 2022.
A decisão de manter as taxas nos mesmos valores acontece agora pela quinta vez consecutiva, num contexto de crises múltiplas, decorrente do aumento dos preços de energia no contexto da guerra entre Israel e o Hamas e a crise no Mar Vermelho, que tem aumentado os custos dos transportes.
“Os banqueiros centrais que são membros do BCE foram claros nas mais recentes declarações, nomeadamente durante o fórum de Davos da semana passada: são baixas as probabilidades de a instituição de Frankfurt relaxar a política monetária antes do Verão”, lê-se na notícia.
O horizonte mencionado pela presidente do BCE, Christine Lagarde, leva a mesma a considerar prováveis cortes nas taxas de juro durante este período, insistindo, contudo, na importância de dados futuros sobre a evolução dos preços ou dos salários.
Crédito habitação: O que significa as taxas continuarem nos mesmos valores?
Para os mutuários de crédito habitação com taxa variável, o facto de as taxas de juro não terem subido pode ser uma boa notícia, porém, não terem descido também não é favorável.
Se tem um crédito habitação indexado à Euribor, significa que com as taxas inalteradas demorará mais a ver a sua prestação mensal baixar.
Neste caso, pode procurar outras opções para um alívio mais imediato na sua prestação mensal, como alterar o regime da taxa de juro para misto ou fixo.
Consegue aceder a taxas (significativamente) mais baixas através das campanhas atuais dos bancos no regime de taxa mista.
Renegociando as suas condições atuais ou avançando com uma transferência de crédito para outro banco pode então conseguir ter um custo mensal diminuído pelo seu financiamento da casa. Ficou interessado nestas opções? Fale com os intermediários de crédito do Poupança no Minuto para, através de um serviço gratuito, contratar as novas, e melhores, condições para o seu crédito.