Isenção do IMT Jovem? Conheça as tabelas já em vigor
Veja aqui as tabelas com as taxas de isenção de IMT a que os jovens terão direito mediante os valores das casas a comprar.
Tabelas da isenção de IMT para jovens a vigorar já disponíveis
A nova medida do Governo já em vigor isenta os jovens até aos 35 anos na data de compra de um imóvel, do pagamento do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) na primeira habitação própria e permanente.
Começou a vigorar a 1 de agosto, estando já as tabelas elaboradas face aos valores da isenção total e parcial, consoante o custo dos imóveis.
Como pode ler-se no Notícias ao Minuto, a Autoridade Tributária e Aduaneira dá conta que a isenção total de IMT, bem como de Imposto do Selo, na compra do primeiro imóvel se destina a casas de valor até 316.772 euros.
Entre esse valor e até 633.453 euros, a isenção a que têm direito é parcial, sendo devido IMT pelo valor acima de 316.772 euros.
Na compra de imóveis acima desse valor (633.453 euros) os jovens já não têm direito ao benefício da isenção dos impostos.
De relembrar ainda que, para serem elegíveis, os jovens não podem ser considerados dependentes no IRS dos pais, no mesmo ano em que compram a casa.
Vejamos este exemplo: se comprar um imóvel por 300 mil euros, o jovem vai acabar por poupar 13.377,58 euros nos impostos (10.977,58 euros em IMT e 2.400 euros em Imposto do Selo).
Esta é uma medida apresentada no programa do Governo de Luís Montenegro, que permitirá facilitar o acesso à habitação por jovens, e que terá um impacto de cerca de 25 milhões de euros em 2024 e 50 milhões de euros em 2025.
Pretende comprar uma casa aproveitando o embalo da medida de isenção dos impostos, bem como da garantia pública na entrada do valor inicial de um crédito habitação? Simule já o seu novo financiamento com o Poupança no Minuto, e trate de todo o processo com os nossos intermediários de forma gratuita e fácil!