IRS: Mudança no agregado familiar? Tem de declarar até ao final do mês
Tem até dia 31 deste mês para declarar a mudança no agregado familiar. Leia o alerta do Fisco e como poupar no IRS de 2023.
É poupança que procura? Tente baixar os seus encargos com créditos e seguros, com os intermediários de crédito da Poupança no Minuto. Encontramos as soluções ideais para si! Ou perceba antes o que recomenda a Autoridade Tributária (AT).
Se teve um filho em 2023, tem de alterar a situação tributária do agregado familiar
Caso tenha tido um filho em 2023, necessita de declarar a mudança no agregado familiar às Finanças, para que o mesmo seja contabilizado em efeitos de IRS.
Como esclarece a Autoridade Tributária em publicação do Facebook, a situação tributária de um agregado familiar é contabilizada em IRS até ao dia 31 de dezembro. Ou seja, tem apenas poucos dias para poder fazer a alteração.
Caso tenha tido um filho, o mesmo vai então integrar a declaração referente a 2023, entregue em 2024.
"O IRS é apurado anualmente e considera a sua situação tributária e o seu agregado familiar a 31 de dezembro", pode ler-se na publicação do Fisco.
Ou seja – exemplifica – “Se em dezembro deste ano teve um filho, este já irá integrar o agregado familiar para efeitos do IRS de 2023”.
Poupar com o IRS de 2023
Note que este pode ser um ato benéfico a nível de IRS, pois trará mais deduções e a probabilidade de um maior reembolso.
Se quer também ainda aumentar as suas probabilidades de poupar com este imposto, não se esqueça de ir validando todas as faturas, nas quais colocou o seu número de contribuinte, que vão aparecendo no seu portal e-Fatura.
E se procura ainda poupar de outras formas em 2024 – pondere baixar encargos com a sua carteira de créditos e seguros. Um intermediário de crédito/mediador de seguros pode ser exatamente aquilo de que precisa. Contacte a Poupança no Minuto e saiba que opções se adequam ao seu caso!