
Habitação: Portugal é o país da OCDE onde é mais difícil comprar casa
A crise no setor da habitação continua a ser um grande desafio em Portugal, tornando cada vez mais difícil a compra de casa.
Portugal lidera lista dos países da OCDE onde acessibilidade à habitação é mais complicada
De acordo com os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), partilhados no Notícias ao Minuto, Portugal lidera a lista dos países onde a acessibilidade à habitação é mais complicada. No terceiro trimestre, o índice atingiu os 157,7 pontos, o valor mais elevado desde que existem registos para o país.
Segundo o Expresso, Portugal não só enfrenta o seu pior cenário de sempre, como também ocupa o primeiro lugar entre os 30 países analisados pela OCDE em termos de dificuldade de acesso à habitação.
Leia ainda: Preços das casas vão continuar a subir em 2025

Os números mostram ainda que o país está 36% acima da média da OCDE, que se fixa nos 115,7 pontos, e 50% acima da média da zona euro, que se encontra nos 104,7 pontos.
Além disso, nos últimos dez anos, Portugal foi o país onde a acessibilidade à habitação mais se deteriorou entre os 30 analisados. No terceiro trimestre de 2014, o índice situava-se nos 99,6 pontos, mas ao atingir os 157,7 pontos em 2024, verificou-se um agravamento de 58,33% na dificuldade de aquisição de habitação.
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, referiu, durante uma visita ao Brasil, que o país necessita de mais mão de obra para conseguir concretizar os investimentos públicos na área da habitação, destacando as dificuldades em responder às atuais necessidades do setor.
Perceba melhor: Habitação em Portugal: O que esperar de 2025?
Quer aceder à habitação em Portugal através de financiamento? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto tornam o processo fácil, transparente e garantindo que acede às melhores condições no seu crédito. Encontrar a casa pode ser um desafio, não deixe que o seu crédito se torne noutro! Simule agora: