Em 2024, generalidade das famílias vai pagar menos IRS
No próximo ano, o Orçamento do Estado prevê uma redução do imposto IRS para os agregados familiares. Quem o afirma é o Ministro das Finanças, Fernando Medina, nas suas redes sociais. Perceba quanto reduz o imposto em 2024, e de que outras formas poderá poupar.
Poupança com créditos e/ou seguros? É com a Poupança no Minuto... estabelecemos um serviço sem custos aos clientes para o ajudar a baixar as prestações destes encargos. Contacte-nos, ou leia primeiro quanto vai reduzir o IRS no próximo ano.
“Em 2024, o IRS vai descer para a generalidade das famílias”
O Ministro das Finanças, Fernando Medina, explica que, com o Orçamento do Estado de 2024 (OE2024), o IRS vai descer para a generalidade das famílias. Medida que terá especial impacto na classe média.
Foi nas suas redes sociais que o ministro partilhou que “em 2024, o IRS vai descer para a generalidade das famílias, em especial para as classes médias. A atualização de escalões e as novas taxas dão mais rendimentos aos portugueses".
A publicação decorreu do seguimento da presença de Medina no Parlamento, com foco em explicar o OE2024, na Comissão de Orçamento e Finanças. O Ministro das Finanças justifica que “teve a oportunidade de reforçar o trabalho do Governo na redução transversal do peso do IRS, um desagravamento que em 2024 terá impacto orçamental na ordem dos 1.327 milhões de euros”.
“Todos os agregados beneficiarão desta redução”
O objetivo com esta atualização do imposto, segundo Medina, será “aliviar a carga fiscal das famílias e fortalecer a economia”. Estes “são os dois compromissos que o Governo assumiu e que tem cumprido”, pelo que “o OE2024 prossegue estes objetivos”.
A alteração imposta no novo OE2024 vai permitir que a taxa média de IRS reduza até 2,4%, e terá um “maior enfâse em agregados com rendimentos brutos até 2.000 euros por mês”, como reforça Medina. Porém, segundo o site do Governo, “Todos os agregados beneficiarão desta redução: (i) por via da proteção do salário mínimo nacional; bem como (ii) por via da redução da taxa média de tributação para todos os escalões de rendimento”.
Poupar com o pagamento de IRS é um bom passo para reequilibrar contas em 2024, mas não será a única medida com valorização nos seus rendimentos.
Outras medidas estão em causa no OE2024, com foco também no apoio à habitação e, especialmente, aos créditos habitação dos portugueses.
Contudo, algumas destas medidas têm requisitos e condições impostas, o que pode excluir certos casos.
Então, se necessitar de poupar com o seu crédito habitação ou seguros associados pode sempre recorrer a um intermediário de crédito, como a Poupança no Minuto, para lhe apresentar soluções diferentes. Se for do seu interesse simular o seu caso específico, contacte-nos e assegure um serviço de intermediação gratuita, que pode ajudá-lo a poupar nestes produtos.