
Crédito habitação: Renegociação e taxa mista foram preferência em janeiro
Janeiro ficou marcado por processos de renegociação e pela contratação de taxa mista no crédito habitação. Conheça os dados do Banco de Portugal (BdP).
Para aceder a alguma destas opções, fale já com um intermediário de crédito da Poupança no Minuto! Ou leia, primeiramente, os números divulgados pelo BdP.
Renegociação e taxa mista como processos mais comuns em janeiro no crédito habitação
Em janeiro, a preferência das famílias para que pudessem poupar com os seus créditos habitação marcou-se pela renegociação dos financiamentos. E foi a taxa mista o regime de taxa de juro que liderou.
Segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) e partilhados pelo Notícias ao Minuto, as famílias estão cada vez mais a renegociar os seus créditos, tendo o valor das renegociações aumentado 95 milhões de euros em janeiro.

“As renegociações de crédito aumentaram 95 milhões de euros em relação a dezembro de 2023, totalizando 768 milhões de euros em janeiro de 2024”, pode ler-se no Notícias ao Minuto. Considerando ainda que, apenas em renegociações de crédito habitação, o valor foi de 716 milhões de euros.
A taxa mista foi o principal regime contratado nas contratações de crédito habitação em janeiro, representando 70,8%. Já a taxa variável representou 24,7%, e a taxa fixa 4,5%.
Os dados indicam ainda que a prestação média mensal aumentou para 426 euros em janeiro, apenas um acrescento de um euro face ao mês anterior.
A par com a informação descrita, pode ainda verificar-se que a Euribor em janeiro representou a maior fatia do “stock” de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável.
Repare ainda que em janeiro a Euribor a seis meses representou 36,5% do total de contratos, a Euribor a 12 meses 35,7%, e a Euribor a três meses 24,4%.
Se pondera a renegociação de condições do seu crédito, ou alteração do regime de taxa de juro para misto, os intermediários de crédito da Poupança no Minuto podem mediar todo o processo! Sem custos, aceda aos nossos serviços aqui.