Crédito da casa: Porque é considerado o valor mais baixo entre o de aquisição e de avaliação para o LTV?
No crédito da casa - habitação, para determinação do risco do empréstimo para o banco são usadas algumas medidas. Perceba o que é o LTV e porque é utilizado o valor mais baixo entre o de aquisição e de avaliação para cálculo do mesmo.
A contratar um crédito habitação? Deixe connosco! Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto tratam de tudo por si através de um serviço gratuito! Contacte-nos já ou perceba melhor a questão em causa, em seguida.
O que é o LTV no crédito habitação?
No crédito habitação, por forma a determinar o fator Loan-to-value (LTV) é considerado o valor mais baixo entre o valor de aquisição do imóvel e o valor de avaliação.
Mas o que é o LTV? Este fator representa a medida que compara o valor do empréstimo com o valor de avaliação do projeto imobiliário, ou seja, é o rácio entre o valor financiado pelo banco para a compra do imóvel e o valor avaliado da casa).
Para o LTV considera-se o valor mais baixo entre o de aquisição e de avaliação
Segundo o Banco de Portugal (BdP), a determinação do valor do imóvel é uma variável crítica para o cálculo do LTV e para a relevância do rácio como indicador de risco.
Pelo que, a capacidade do LTV em indiciar potenciais perdas para o sistema financeiro consequentes do incumprimento do crédito depende de a variável considerada para o valor do imóvel corresponder ao valor de mercado em determinado momento ou valor de revenda do imóvel.
Por norma, acontece alguma discrepância entre o valor de transação do imóvel e da sua avaliação bancária e o mesmo deve-se ao facto de existir uma certa subjetividade na determinação do valor do imóvel por parte do avaliador, do comprador ou do vendedor.
Ou seja, a consideração do valor mais baixo entre os dois valores para o cálculo do LTV é um procedimento prudente na avaliação do risco associado ao imóvel, consistente com o recomendado pelo Comité Europeu do Risco Sistémica e com as práticas seguidas por diversos países europeus.
Além disso, há situações nas quais não é possível determinar o valor de aquisição do imóvel ou em que não há uma referência adequada para o seu valor de mercado, como em casos de imóveis adquiridos por doação ou herança. Nestes casos, o LTV é sempre calculado através do valor de avaliação.
Na contratação de um crédito habitação, depararmo-nos com conceitos complexos e que desconhecemos pode ser um desafio. É por isso que os intermediários de crédito do Poupança no Minuto disponibilizam toda a sua ajuda para acompanhar quem quer contratar este financiamento, poupando e sendo poupado. Isto porque: é um serviço sem custos que garante o encontro da melhor e mais barata proposta de crédito, tratando de toda a burocracia associada.
Simule o seu crédito habitação connosco para darmos já início ao seu processo: