analytics
Contratação de novos créditos habitação com taxa mista atinge recorde

Contratação de novos créditos habitação com taxa mista atinge recorde

A contratação de novos créditos habitação com a taxa de juro mista atingiu um peso recorde a totalizar 75% dos processos em abril, segundo o Banco de Portugal (BdP). Perceba melhor em seguida. 

20 Jun 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Tem um regime de taxa de juro variável no seu crédito habitação, mas preferia contratar um regime de taxa mista? Também pode! Entre em contacto com os intermediários de crédito do Poupança no Minuto e aceda já a melhores condições no seu empréstimo. 

Novos empréstimos habitação a taxa mista atingem peso recorde em abril 

A taxa de juro mista tem sido cada vez mais contratada no crédito habitação, pois oferece um período inicial de taxa fixa atualmente – neste período de taxas de juro elevadas – retornando depois à taxa variável quando se prevê que as taxas Euribor voltem a baixar com impacto significativo na prestação mensal do crédito. 

É por isso que, segundo o Banco de Portugal (BdP) citado pelo Notícias ao Minuto, os novos empréstimos habitação com taxa de juro mista totalizaram 75% do total contratualizado em abril, atingindo um peso recorde. 

“Este é o valor máximo desde o início da série estatística, em dezembro de 2021”, destaca o banco central, citado pela notícia, que detalha ainda que “no final de abril, os empréstimos a taxa mista representavam 22% do 'stock' de empréstimos à habitação”. 

Foi logo no início de 2023 que o aumento das novas operações de crédito habitação com taxa mista teve expressão, na sequência da subida das taxas de juro. Passaram de 16% do montante de novas operações em dezembro de 2022 para 75% em abril passado. 

“A maior procura dos novos contratos de crédito à habitação com taxa mista tem-se refletido na alteração de composição do 'stock' de empréstimos para habitação: O regulador indica que o peso destes empréstimos no 'stock' de crédito à habitação aumentou de apenas 6% em dezembro de 2022 para os 22% em abril deste ano”, pode ler-se na notícia. 

Repare que a média da Euribor em maio desceu nos três prazos, três, seis e 12 meses, com maior impacto do que em abril e nos prazos mais curtos. Baixou de 0,073 pontos para 3,813% a três meses (face a 3,886% em abril), 0,052 pontos para 3,787% a seis meses (3,839% em abril), e de 0,021 pontos para 3,681% a 12 meses (contra 3,702% de abril). 

E foi agora a primeira vez, a 6 de junho, que o Banco Central Europeu (BCE) recuou as taxas de juro em 25 pontos base, o primeiro corte desde março de 2016, e o início de um recuo a um ritmo moderado das taxas Euribor que permitirá um alívio nas prestações do crédito habitação. 

Também quer aceder à taxa de juro mista no seu crédito habitação? Saiba como

Se tem um crédito habitação a taxa variável indexado à Euribor, mas quer alterar o regime de taxa de juro para a taxa mista, é possível! Renegociando as suas atuais condições com o banco ou transferindo o crédito para outro banco que o permita, pode conseguir uma prestação mensal (muito) mais baixa através desta alteração. 

Simule a transferência do crédito habitação com uma nova taxa em seguida, ou entre já em contacto com os intermediários de crédito do Poupança no Minuto para um serviço de intermediação com os bancos sem qualquer custo! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação