Com que idade se pode contratar crédito?
Sabe qual a idade mínima para contratar um crédito? E a idade máxima? Perceba já em seguida.
Procura contratar um crédito? Dirija-se diretamente a um intermediário de crédito como o Poupança no Minuto que lhe apresenta as propostas dos bancos, mediante o seu caso específico, sem qualquer custo ou compromisso!
Idade legal mínima para contratar crédito
A idade legal mínima para que possa contratar um crédito são 18 anos, mas depende de diversos requisitos. Não basta ter a idade mínima para poder avançar, sendo que cada caso é analisado individualmente pelos bancos, por forma a perceber se a sua taxa de esforço suportará a prestação mensal do crédito.
Isto no caso de qualquer crédito, desde o crédito pessoal ao crédito habitação. Porém, quanto à idade máxima, esta difere consoante o tipo de financiamento a contratar.
Idade máxima que os bancos permitem contratar crédito
Quanto à idade máxima para contratar crédito, relativamente ao crédito habitação, a norma dos bancos é que, ao contratar o crédito, o prazo de reembolso não termine acima dos 75 anos do mutuário.
No crédito pessoal, a idade máxima admitida é também inferior a 75 anos, sendo que, em alguns bancos, não pode superar sequer os 70 anos de idade ao terminar o contrato.
Mas note que, atualmente, também existem prazos máximos no caso do crédito habitação, consoante a idade:
- Mutuários com idade igual ou inferior a 30 anos podem contratar o crédito com um prazo de reembolso até 40 anos;
- Mutuários com idade entre os 30 e 35 anos, podem contratar o crédito com um prazo de reembolso até 37 anos;
- E mutuários com idade superior a 35 anos, podem contratar o crédito com uma maturidade até 35 anos.
Se tiver mais de 50 anos, pode contratar um crédito sénior
No caso do crédito sénior, é possível ultrapassar os limites de idade referidos acima. Este tipo de financiamento permite contratar créditos a mutuários com mais de 50 anos, com condições mais flexíveis quanto à idade do titular.
Para clientes com mais de 50 anos, dependendo dos bancos, rendimentos e origem por parte dos intervenientes, o prazo máximo do financiamento pode ir até aos 80 anos do proponente mais velho.
A diferença é que são exigidas garantias: por norma, precisa de um fiador mais jovem que garanta o reembolso do crédito em situações de incumprimento.
Se o valor do financiamento for elevado, o banco requere ainda um seguro de vida para se proteger do risco de falecimento do mutuário antes de liquidar a dívida.
Se for um crédito habitação sénior, deve também ter em conta que os bancos podem financiar, apenas, até 50% do valor de avaliação do imóvel.
Para perceber as suas opções de crédito e respetivas condições, contacte um intermediário de crédito sem custos, como o Poupança no Minuto, e descubra facilmente quais as propostas dos diferentes bancos para si, para que possa escolher a mais vantajosa! Contacte-nos aqui: