Boas notícias para crédito habitação: BCE volta a baixar as taxas de juro
O Banco Central Europeu (BCE) voltou a reduzir as taxas de juro, pela 5.ª vez consecutiva desde junho de 2024, refletindo a confiança no regresso da inflação à meta de 2%.
BCE volta a baixar as taxas em 0,25% pela 5.ª vez consecutiva
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou uma nova redução das taxas de juro, baixando a taxa de depósito de 3% para 2,75%. Esta medida insere-se no processo de flexibilização da política monetária, iniciado em junho do ano passado, e reflete a confiança da instituição no regresso da inflação à meta de 2%.
De acordo com o BCE, pelo que se lê no Notícias ao Minuto, a decisão foi tomada com base na evolução da inflação, na dinâmica da economia e na eficácia das políticas implementadas. O banco central considera que o processo de descida dos preços está a evoluir conforme esperado, apesar de alguns setores ainda estarem a ajustar salários e custos face à inflação elevada dos últimos anos.
A instituição destaca ainda que, apesar de a economia continuar a enfrentar desafios, o aumento do poder de compra e a progressiva normalização das condições financeiras deverão impulsionar a procura nos próximos meses.
Com esta alteração, as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de depósito, às operações principais de refinanciamento e à cedência de liquidez passam a 2,75%, 2,90% e 3,15%, respetivamente.
Este é o 5.º corte consecutivo das taxas de juro, reforçando a aposta do BCE numa política monetária mais ajustada ao atual contexto económico.
Será então o momento ideal para contratar um crédito habitação ou renegociar as condições do seu? Com as taxas de juro a descer, se indexar o seu crédito à taxa de juro variável, consegue aceder a uma prestação mensal mais aliviada. Contacte os intermediários de crédito do Poupança no Minuto para aceder a uma ajuda contínua e gratuita neste processo de contratação, ou simule já quanto ficaria a pagar de prestação atualmente neste simulador: