analytics
Crédito habitação: 74% dos novos empréstimos contratados com taxa mista

Crédito habitação: 74% dos novos empréstimos contratados com taxa mista

Os dados do BdP são claros: três quartos dos novos créditos habitação contratados no mês de julho foram contratados com o regime de taxa de juro mista. Confira os números. 

10 Sep 20242 min

Liked what you just read? Share it!

Três em cada quatro empréstimos habitação contratados com taxa mista em julho 

Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), partilhados pelo Notícias ao Minuto, os novos créditos habitação em julho foram contratados, maioritariamente, com taxa mista. 

Três em cada quatro novos empréstimos da casa optaram pelo regime misto: uma taxa fixa num período inicial, passando depois para a variável. 

Assim, totalizando 74% do total contratualizado no mês de julho e 26,8% do ‘stock’ de crédito habitação. 

“Em julho, 74% dos novos empréstimos à habitação foram contratados a taxa mista (isto é, com taxa de juro fixa num período inicial do contrato, seguido de um período com taxa de juro variável)”, pode ler-se na notícia que cita o BdP. 

“O aumento do peso das novas operações a taxa mista tem-se refletido na recomposição do 'stock' de crédito à habitação: em julho, estes contratos já representavam 26,8% do 'stock' de crédito à habitação, o que compara com 6,4% em dezembro de 2022”, lê-se ainda. 

Este aumento das novas operações de crédito habitação com taxa mista tem-se vindo a observar desde 2023, com a subida das taxas de juro. Tendo subido de 16% do montante de novas operações em dezembro de 2022 para 74% em abril de 2023. 

Além disso, os dados indicam ainda que as amortizações antecipadas de crédito habitação representaram 0,89% do ‘stock’ de empréstimos em julho, evidenciando um aumento de 0,08 pontos percentuais que no mês precedente. 

“As amortizações antecipadas totais (que incluem os contratos finalizados por amortização da dívida do devedor, as consolidações de crédito em novo contrato e as transferências de crédito para outra instituição) corresponderam a 90% das amortizações antecipadas”, explica a notícia. 

De realçar também que os dados de junho apontam a Euribor a seis meses como a mais utilizada nos créditos para habitação própria permanente com taxa variável, representando 37,5% do ‘stock’, sendo que a Euribor a 12 meses representou 33,7% e a três meses, 25,7%. 

Quer contratar um crédito habitação, e ainda está em dúvida face ao regime de taxa de juro? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto aorecolhem e comparam propostas consigo, para que encontre a mais vantajosa para si! O processo não tem qualquer custo e poupa-o de todas as burocracias, poupando na carteira. Entre já em contacto connosco:

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.