analytics
Mãos de senhora a escrever em portátil com estetoscópio ao lado

O que é um sinistro no seguro de vida?

O que significa o conceito de sinistro na apólice de um seguro de vida? Perceba em seguida. 

02 Jul 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

A angariar informações sobre seguros, porque procura contratar um? Os mediadores de seguro do Poupança no Minuto ajudam-no com todo o processo, de forma gratuita! Fale connosco aqui.  

Sinistro é um evento que possibilite acionar uma cobertura do seguro 

Um sinistro num seguro de vida é qualquer evento que leve à possibilidade de acionar uma cobertura do seu seguro. 

O conceito pode ser associado a acidentes, maioritariamente, mas no caso do seguro de vida pode também ocorrer em caso de doença ou falecimento. 

Ou seja, um sinistro no seguro de vida é qualquer acidente ou doença que incapacite o beneficiário, ou a morte do mesmo. 

Dependente do tipo de cobertura que tem contratado, podendo ser Incapacidade Total e Permanente (ITP) cujo sinistro leve a um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, ou Incapacidade Absoluta e Definitiva (IAD) em que o sinistro incapacite num grau igual ou superior a 80%. 

Isto é, ao ocorrer um sinistro coberto pelo seguro, deve acionar junto da seguradora para que seja compensado devidamente. 

Pelo que, para garantir os seus direitos e deveres enquanto tomador do seguro, segurado ou beneficiário do seguro, informe a seguradora dentro de oito dias úteis legais após ocorrido o sinistro. 

Para fazer a participação, tem de fornecer à seguradora informações como as causas do sinistro, a data e o local em que ocorreu e ainda as possíveis provas da ocorrência. 

Para uma análise mais rigorosa do processo, a seguradora encontra-se no direito de pedir provas adicionais, e enquanto tomador do seguro, segurado ou beneficiário é obrigado a partilhar as informações requeridas. 

Confirmando o sinistro, a seguradora dá início ao processo analisando as causas, circunstâncias e consequências, decidindo depois se vai cobrir o evento. 

No caso do seguro de vida, confirmado o sinistro, a seguradora tem de comunicar o valor a compensar perante a cobertura acionada. Pagando, depois, a quem for devido, a compensação

Note que, mediante o tipo de seguro e cobertura, há sinistros em que a compensação pode ser paga em dinheiro, bens, ou até serviços. 

Para contratar um seguro, recorrer a um mediador pode ajudar a encontrar as condições ideias e a esclarecer todas estas dúvidas ao longo do processo. Contacte o Poupança no Minuto e garanta a melhor proposta de seguro do mercado, num processo sem custos, rápido e transparente! Contacte-nos aqui: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Seguros