Posso contratar um crédito pessoal, tendo outras dívidas?
Quer contratar um crédito pessoal, mas já tem outros financiamentos? Entenda se conseguirá, neste artigo.
Tenho vários financiamentos, posso contratar mais um?
Dependendo de alguns fatores, é possível contratar um crédito pessoal mesmo contendo outras dívidas.
Para isso, os bancos terão de avaliar a sua capacidade financeira e a sua situação económica no geral, antes de aprovarem o empréstimo.
Estes são alguns dos pontos que as instituições consideram:
- Taxa de esforço
Os bancos irão precisar de avaliar a sua taxa de esforço, ou seja, a percentagem do seu rendimento mensal disponível após o pagamento das outras dívidas. A percentagem ideal deve ser, idealmente, até 30%. Pelo que, a adição de uma nova dívida, não pode fazer com que ultrapasse esse limite.
- Estabilidade
Em seguida, os bancos vão precisar de analisar a sua situação profissional para determinar a sua estabilidade financeira.
- Classificação de crédito
Outro fator que os bancos analisam é o seu “score”, isto é, a sua classificação de crédito. Caso tenha um histórico de crédito positivo, pagando as suas dívidas de forma regular e sem atrasos, maior é a probabilidade de aprovação. Caso contrário, pode reduzir a sua chance de contratar o novo crédito.
- Tipo e valor das dívidas atuais
Ainda que tenha capacidade financeira, o tipo e o valor das dívidas atuais que tem é também avaliado. Por exemplo, dívidas de cartão de crédito têm taxas de juro mais altas, o que pode ser um maior risco para os bancos.
- Garantias/fiador
Caso tenha garantias adicionais, como um fiador, dará uma maior segurança aos bancos sabendo que, se entrar em incumprimento poderá cobrar a outro dividendo.
- Renegociação ou consolidação
Se as instituições financeiras notarem que está já com dificuldade em fazer face às dívidas atuais, ao pedir um novo crédito pessoal, podem sugerir que renegoceie as condições dos seus créditos ou que os agregue num só crédito consolidado. O que irá permitir que pague uma prestação mensal menor por mês, dando uma maior disponibilidade financeira no orçamento (podendo até deixar de ter a necessidade de contratar um novo empréstimo).
Então, pode sim contratar um novo crédito pessoal tendo outras dívidas, desde que todos estes fatores sejam colocados na balança. Ter as finanças saudáveis e uma taxa de esforço ideal facilitará o processo, não ficando sobrecarregado por dívidas.
Contratar um novo crédito, renegociar condições dos atuais ou fazer uma consolidação de dívidas? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem ajudá-lo em qualquer um destes processos, sem nenhum custo.
Simule já o seu caso aqui: