Famílias cada vez com mais créditos. O que fazer?
Segundo a DECO Proteste, há famílias com 20 financiamentos em mãos, e a principal causa serão os cartões de crédito. Mas como aliviar esta carteira de créditos? Conheça as opções, em seguida.
Vários créditos? Sabia que com um único crédito, consegue juntar os vários financiamentos? Denomina-se crédito consolidado e permite que pague apenas uma única prestação, e mais baixa, por todos. Saiba mais sobre esta opção junto dos intermediários de crédito da Poupança no Minuto. Ou perceba, primeiramente, os números a que a organização se refere.
Famílias com muitos créditos: DECO alerta – a solução não será entrar num ciclo
O alerta é dado pela DECO Proteste, segundo notícia partilhada pelo Notícias ao Minuto: há famílias com 20 financiamentos ou vários cartões de crédito, o que irá complicar ainda mais as finanças pessoais.
“Estamos a encontrar muitas famílias com muitos créditos, o que não acontecia há uns anos. Com 20 créditos, com muitos cartões de crédito e isso está a acontecer na tentativa de resolver o problema”, pode ler-se na notícia que cita Ana Passos, da DECO.
Segundo a organização, a acumulação de créditos causará para as famílias conflitos a longo prazo, ainda que agora ajudem a pagar outras prestações de créditos mais antigos.
"O nosso receio é que muitas famílias têm utilizado o crédito ao consumo para pagar outros créditos, por questões de dificuldades financeiras e isso vai complicar ainda mais a vida das famílias", alertou Ana Passos.
A DECO realça que o que os consumidores devem agora fazer é pedir ajuda na procura de soluções, por forma a evitar o incumprimento e ficar na “lista negra” do Banco de Portugal (BdP).
Repare que o cartão de crédito pode parecer uma opção simples a recorrer, mas é, no entanto, a “maior causa de situações de sobre-endividamento", de acordo com a DECO. Isto porque, ao utilizar o cartão “não está a utilizar o dinheiro que está na sua conta bancária”, mas sim dinheiro do “crédito que o banco lhe está a conceder”, tendo depois de o devolver (e com juros).
“Se não for pago nas datas previstas, que normalmente é o final do mês, implica o pagamento de juros e juros que são muito elevados comparando, por exemplo, com os juros de um crédito à habitação”, alerta ainda Nuno Rico, da DECO Proteste.
Vários créditos: O que fazer? Contacte um intermediário e consolide os financiamentos
O primeiro passo é pedir ajuda! Se está aflito com vários créditos, e precisa de maior folga no orçamento, a solução de recorrer a mais um financiamento pode não ser benéfica. Isto porque, a longo prazo, acaba por pagar mais do que aquilo que estaria a dever, devido aos juros acumulados.
Neste caso, tem uma solução: pondere uma consolidação dos vários créditos. Por exemplo, tem um crédito automóvel, um crédito pessoal e cartões de crédito? É possível juntar todos num só, ficando a pagar apenas uma prestação (havendo menor risco de se esquecer de pagar algum), e com taxas mais aliciantes.
Se recorrer a um intermediário de crédito como a Poupança no Minuto, este pode fazer a simulação de várias propostas de crédito consolidado nos diferentes bancos, para avaliar qual a solução mais benéfica para o seu contexto.
Caso esta não seja uma opção por algum motivo, pedindo ajuda a um intermediário de crédito, também tem acesso à mediação de um agente informado e experiente para rever as condições dos financiamentos com os bancos atuais. Se for possível, podem ainda ajudá-lo a transferir créditos de banco, caso outro banco lhe proponha condições melhores.
Fale connosco e garanta um serviço gratuito, e um acompanhamento personalizado do início ao fim, para que possa aliviar o seu orçamento mensal!